NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 12 - 2 de Abril de 2001
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
CARE APOIA CAMPONESES DE NAMPULA

A CARE Internacional assiste, neste momento, cerca de 400 associações agrícolas camponesas de onze distritos da província de Nampula. Um apoio que se traduz na disponibilização de sementes melhoradas de culturas alimentares de rendimento, no treinamento em tecnologias agrárias e na concessão de micro finanças para o incremento da produção no sector familiar.

A CARE Internacional já disponibilizou, de Janeiro de 1997 até agora, cerca de 3 biliões de meticais. Em termos de sementes, as mais distribuídas são de feijão, gergelim e girassol. Só no ano passado, Nampula exportou para os Estados Unidos da América cerca de três mil toneladas de gergelim produzida nas zonas assistidas pela CARE Internacional. (Notícias 31/03/01)


MANDIOCA CONTINUA A APODRECER EM NAMPULA

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) ainda não conseguiu fazer frente à CBSD (Cassava Brown Streak Desease), uma doença que provoca o apodrecimento precoce da mandioca e o atrofiamento das folhas desta planta. A doença afecta os distritos de Mogovolas, Mossuril, Nacala-a-Velha, Nacala-Porto, Memba e Ilha de Moçambique, todos na província de Nampula.

A doença já eclodiu há dois anos na província e até agora ainda não foi controlada a sua expansão. Os camponeses estão preocupados. Em alguns distritos, como é o caso de Nacala-a-Velha, as autoridades administrativas já falam de "fome generalizada". (Notícias 30/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar