NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 12 - 2 de Abril de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
CHISSANO: PRIVADOS DEVEM PRODUZIR IDEIAS

"Sou amigo do sector privado, sobretudo se ela for o grande produtor de ideias viradas para a solução dos problemas sociais e económicos que o próprio sector privado e o país enfrentam. As ideias são o bem mais preciso que precisamos de criar no nosso sector empresarial".

Assim o Presidente da República desafiou o sector privado logo no início da VI conferência do sector privado, realizado na segunda-feira passada em Maputo. O evento realiza-se cada ano para discutir os tópicos de particular relevância para os operadores de negócio.

O PR reafirmou a política do governo de para a manutenção de um ambiente macro-económico estável, promovendo a iniciativa privada e atraindo mais investimentos estrangeiros através de concessão de benefícios fiscais a reorganização do sector público e a remoção de barreiras administrativas que considera indispensável para o melhoramento do ambiente macro-económico. (Notícias 27/03/01)


CHEIAS ATRASAM CRESCIMENTO ECONÓMICO

As calamidades naturais que se abateram sobre Moçambique reduziram o crescimento económico que o país vinha registando nos últimos anos. Os indicadores macro-económicos apontam uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 3,8%, uma taxa média de inflação de cerca de 12% e uma depreciação da moeda nacional, o metical, em torno de 20%.

Segundo Carlos Morgado, Ministro da Indústria e Comércio, a perspectiva para o corrente ano é de alcançar um crescimento económico que se situe em torno dos 9% e conter a taxa de inflação média anual em níveis de 6 a 7%, prosseguindo com a criação de condições que tornem atractivo o investimento, melhorar a quantidade e qualidade dos serviços públicos de educação, saúde, água e saneamento e estradas. (Notícias 29/03/01)


VISABEIRA INVESTE 6 MILHÕES DE USD

O grupo Visabeira e as empresas parceiras, como a TDM e SMAGB, investirão este ano 6 milhões de dólares americanos, nomeadamente na expansão da rede TV Cabo e a reabilitação do Hotel Girassol em Maputo. Segundo Paulo Varelo, administrador da Visabeira, a rede de telecabo, talvez a única na África Austral, é uma das mais modernas e permite a conexão ao Internet e vídeo conferências num futuro próximo.

Visabeira tem interesses nos mais variados empreendimentos em Moçambique como telecomunicações, turismo (Indy Sommerschield e Girassol), exploração de mármore, 60 mil hectares de agro-indústria em Nampula, 500 cabeças de gado bovina na zona de Xinavana, tratamento de água Hidro Africa (ex-Hidromoc) e automoveís Auto Visa (ex-Emocat).


MALAWI RAILWAYS - CARGA CRESCEU COM 133%

A empresa de caminhos de ferro privatizada "Malawi Railways" transportou no ano 2000 400 mil toneladas, contra 150 mil toneladas em 1999, o que significa um crescimento de 133%. A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) detém 49% das acções da Malawi Railways. Para o Rui Fonseca, PCA dos CFM, o crescimento é um bom sinal para o desenvolvimento na região. (Notícias 28/03/01)


AGRAVAMENTO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Os preços dos combustíveis líquidos foram agravados. Os preços máximos a praticar nos postos de venda e nos postos de abastecimento passam a ser de 9 330,00 meticais/litro para a gasolina (antes 8 800,00 meticais), 5 530,40 meticais/litro o Jet AI (contra os anteriores 4 644,00 meticais), 5 040,00 meticais/litro o petróleo de iluminação (antes 4 210,00 meticais), 7 440,00 meticais/litro o gasóleo (contra os anteriores 7 080,00 meticais/litro), e 5 160,10 meticais/litro o fuel óleo (contra os 5 391,00 meticais). (Notícias 31/03/01)


FUTURO DA HCB DE VOLTA À MESA DE NEGOCIAÇÃO

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Castigo Langa, e o Ministro das Finanças de Portugal, Pina Moura, reúnem-se esta semana em Lisboa, para mais uma ronda de conversações sobre a Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Para Pina Moura as negociações devem assentar em três pilares, a reestruturação da estrutura accionista, admitindo-se a possibilidade de entrada de novos accionistas, a análise da dívida da HCB para com Portugal e a renegociação do contrato de exclusividade da produção eléctrica da barragem para a África do Sul. ( Notícias 30/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar