NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 12 - 2 de Abril de 2001
 

INTERNACIONAL


 
RDCONGO - KABILA EXIGE RETIRADA ESTRANGEIRA

O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Joseph Kabila, exigiu a retirada "total e definitiva" das tropas estrangeiras do seu país, acusando-as de "ocupação ilegal" e de massacres a civis congoleses. "Espero que a aplicação dos planos de desmobilização seja imediatamente seguida do envio dos capacetes azuis das Nações Unidas de modo a acelerar a retirada dessas tropas", declarou, sublinhando que o seu país "nunca praticou uma política belicista face aos Estados Vizinhos e não pretende fazê-lo".

A retirada das partes envolvidas no conflito congolês, nomeadamente das forças do Ruanda e do Uganda, terminou formalmente dia 29. O porta voz das Nações Unidas, Fred Eckhard, diz estar no terreno uma comissão de verificação que vai constatar o facto. (Notícias 31/03/01)


ÁFRICA DO SUL - CÓLERA MATA MAIS 12 PESSOAS

A cólera matou mais 12 pessoas na província de Kwazulu Natal, na África do Sul, fazendo subir para 161 o número total de vítimas. A doença eclodiu em Agosto do ano passado, tendo sido já registados 77 672 casos. Segundo as autoridades de Saúde, a epidemia está a registar sinais de abrandamento. A mudança de estação do ano, caracterizada por chuvas sistemáticas, está na origem do surto. (Notícias 28/03/01)


ZIMBABWE PRECISA DE 500 000 TONELADAS DE MILHO

O Zimbabwe, tido até agora como um dos maiores produtores de cereais na região, terá que importar 500 mil toneladas de milho ao longo deste ano, uma vez que a produção que espera não deverá satisfazer as necessidades alimentares internas. A União dos Farmeiros Comerciais referiu que, em Janeiro último, plantaram-se 2,2 milhões hectares, o que representa 78% da sementeira do ano passado. A produção baixou em 22% na presente safra agrícola em relação ao ano passado.

De acordo com o Comité de Emergência da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), as necessidades do Zimbabwe em milho são estimadas em cerca de dois milhões de toneladas. A baixa produção verificou-se em toda a região, sobretudo devido à redução da plantação, originada por secas e cheias que fustigaram os países da SADC. (Notícias 28/03/01)


MALAWI - OPOSIÇÃO CONTESTA TENTATIVA DE GOLPE

Informações sobre a existência de uma tentativa de golpe de Estado no Malawi são falsas e o poder tenta implicar os dirigentes oposicionistas neste processo, afirmou o principal dirigente da oposição malawiana, Gwanda Chakuanda. Segundo as informações recolhidas pela oposição, o Governo quer utilizar os alegados responsáveis pelo golpe, Sudi Sulaima e Colvin Katunmira, para acusar a oposição.

A Aliança para a Democracia dirigida por Chakafwa Chihana, a Aliança Democrática Nacional (NDA) e o partido do Congresso do Malawi (MCP), dirigido por Gwanda Chakuamba, deverão formar uma aliança eleitoral que poderá concorrer já nas próximas eleições gerais previstas para 2004. Formada em Fevereiro, a NDA tem por objectivo opôr-se a um eventual terceiro mandato do Presidente Bakili Muluzi. (Notícias 31/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar