NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 12 - 2 de Abril de 2001
 

SOCIEDADE


 
NÍVEIS DOS RIOS DO CENTRO ESTÃO A BAIXAR

O rio Zambeze tem registado uma progressiva diminuição do seu nível e caudal, devido à redução das descargas de Cahora Bassa e ao abrandamento das chuvas. A mesma tendência regista-se com relação aos rios Búzi, Púngué, Save e Licungo, cujas cheias são responsáveis pela situação de emergência que afecta cerca de 563 mil pessoas nas províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia.

A Direcção Nacional de Águas referiu que em Zumbo, Tete, Mutarara, Caia e Marromeu os níveis do Zambeze continuam a baixar. Situação que poderá prevalecer caso não haja alteração do padrão de precipitação, quer nos países vizinhos quer ao longo da bacia. (Notícias 30/03/01)


MAIS AJUDA ALIMENTAR PARA OS CENTROS DE ACOMODAÇÃO

Trinta camiões com 450 toneladas de géneros alimentares de emergência para as vitimas das cheias da região centro do país e um barco transportando mais cem toneladas estão a caminho dos centros de acomodação. O apoio alimentar será distribuído ao longo das zonas do baixo Zambeze, nomeadamente Chinde, Luabo, Marromeu e Mopeia.

O transporte rodoviário tornou-se possível após a reabertura do tráfego rodoviário na EN nº 6, interrompido há dias na sequência de inundações no troço Mutua/Tica. Um troço onde ainda decorrem trabalhos de reparação de emergência. (Notícias 31/03/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


MALÁRIA JÁ MATOU 73 PESSOAS EM MAPUTO

Em Fevereiro registaram-se 40 óbitos na cidade de Maputo entre os 26 664 casos de malária registados. Em Janeiro último foram internadas 35 131 pessoas, com 33 óbitos. O cenário é preocupante e as autoridades de Saúde continuam empenhadas no combate do mosquito da doença. Campanhas de pulverização e eliminação de charcos têm sido desenvolvidas com a colaboração das populações. (Notícias 31/03/01)


SAÚDE ADMINISTRA VITAMINA "A"

Arrancou em todo o país a campanha de suplementação de Vitamina "A", com a atenção virada à saúde da mulher e da criança. A suplementação é feita com cápsulas de vitamina "A" administradas às crianças com idade entre os seis e nove meses e terá a duração de um mês.

As cerimónias centrais da campanha tiveram lugar no distrito de Chibuto, província de Gaza, e foram presididas pela Vice-Ministra da Saúde, Aida Libombo. (Notícias 26/03/01)


MAIS UM INDICIADO NO CASO CARDOSO

Foi detido mais um indivíduo em Maputo na sequência das investigações em curso sobre o assassinato do jornalista Carlos Cardoso. Trata-se de Carlitos Cassamo, de 24 anos. Segundo fontes da Polícia de investigação Criminal, Cassamo é o mesmo individuo que comparecia nas instalações do jornal "metical" para comprar o jornal, mas sempre sem dinheiro trocado. Cassamo dirigia-se às instalações do jornal na companhia do já detido Anibalzinho.

Já não restam dúvidas que os detidos são mesmo implicados no caso. Com a ajuda de alguns dos implicados, a polícia fez uma reconstrução dos acontecimentos no dia do assassinato. (Notícias 27/03/01)


MORREU ÂNGELO DE OLIVEIRA

Os restos mortais do decano do jornalismo desportivo moçambicano, Ângelo de Oliveira, falecido no passado dia 26, vitima de doença, foram cremados no Cemitério da Lhanguene, em Maputo.

O malogrado, que completou em Janeiro passado 70 anos, antes de abraçar o jornalismo, foi jogador de futebol no então Sporting de Lourenço Marques, hoje Maxaquene. À data do sua morte era reformado do jornal "Notícias" e trabalhava em regime de contrato no semanário "Domingo". (Notícias 29/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar