NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 16 - 30 de Abril de 2001
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
Ratos preocupam agricultores do Chokwé

Uma praga de ratos está a fustigar as machambas de agricultores do distrito do Chokwé, na província de Gaza. Os roedores já dizimaram grandes quantidades de culturas principalmente de arroz e milho. Eduardo Mondlane, um agricultor do regadio disse que, depois da aplicação do raticida, é possível colher entre 10 a 20 kilos de ratos num dia, numa área de um hectare.

Os agricultores pedem mais meios materiais para o combate à praga, pois os produtos químicos distribuídos pelas estruturas locais ligadas à sanidade vegetal estão muito aquém de responder às necessidades. (Notícias 25/04/01)


BAD apoia pesca artesanal

O Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) está a estudar a possibilidade de financiar um projecto de apoio à pesca artesanal nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, avaliado em cerca de 10 milhões de USD.

Actualmente, está em curso um projecto idêntico nos distritos de Angoche, Moma e Mongicual em Nampula. Financiado pela FIDA, uma filial do Banco Mundial o projecto, além do apoio em técnicas melhoradas de pesca, presta também assistência aos pescadores na formação de comités de co-gestão para a preservação dos recursos. (Notícias 25/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar