NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 16 - 30 de Abril de 2001
 

CULTURA


 
AEMO reabre biblioteca

A Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) reabriu a sua biblioteca agora com um "novo" visual, mais apetrechada e computorizada. Segundo Lília Momplé, Secretária-Geral da AEMO, a aposta da nova biblioteca é a literatura moçambicana. A biblioteca tem nas suas prateleiras obras de quase todo os países africanos de língua portuguesa. (Notícias 23/04/01)


Mia Couto ganha prémio de literatura

O escritor moçambicano, Mia Couto, venceu o prémio literário Mário António, instituído pela Fundação portuguesa Calouste Gulbenkian. A obra "O último Voo do Flamingo" valeu um prémio de cerca de 22 mil USD ao autor.

Este novo galardão literário evocativo da memória do escritor e poeta angolano, Mário António de Oliveira, destina-se a distinguir, de três em três anos, obras de escritores africanos de Língua Oficial Portuguesa ou de Timor em prosa de ficção, teatro, ensaio ou poesia. (Notícias 23/04/01)


Festival "Music Crossroads"

Sessões de workshops e música ao vivo caracterizam o festival "Music Crossroads" que decorre no Centro Cultural Franco Moçambicano. O festival, de que Moçambique é hospedeiro pela segunda vez, conta com a participação de quase 100 jovens vindos da África da Sul, Malawi, Tanzania, Zâmbia e Suécia.

O projecto "Music Crossroads" é uma iniciativa que tem por objectivo promover, divulgar e descobrir novos talentos na área da música. Os dois grupos vencedores representarão a África Austral no festival mundial que decorrerá na Escandinávia. (Notícias 27/04/01)


Noa encerra "Semana do Livro"

O professor e escritor, Francisco Noa, encerrou com uma palestra a "Semana do Livro" que se iniciou no passado dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro. Noa debruçou-se sobre a importância do livro como fonte de sabedoria universal mas também material fundamental dos profissionais de documentação e informação que operam nas bibliotecas, centros de documentação e arquivo. Na ocasião foram recolhidos livros escolares e infantis para serem canalizados às vítimas das cheias da região centro do país. (Notícias 27/04/01)


Videos em exposição

Está patente no Centro Cultural Português a exposição vídeo, "SulSouth - Viagem dentro de tecnologias mutantes". A mostra apresenta obras de artistas de cinco países que estiveram expostos à influência portuguesa. Segundo o director artístico, José Ferreira, "SulSouth" é um projecto que apresenta duas áreas: a primeira refere-se à política pós colonial e a segunda aos traumas e memórias retratados pelos artistas.

Os filmes foram registados em formato de 8mm. Foram produzidos a baixos custos usando material convencional e doméstico. (Notícias 26/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar