NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 16 - 30 de Abril de 2001
 

INTERNACIONAL


 
África do Sul - Mbeki nega conspiração e crise no Governo

O Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, repudiou a existência de uma crise no Governo ou no Congresso Nacional Africano (ANC), associada à alegada conspiração contra si por personalidades seniores do ANC.

O antigo líder da juventude do ANC na província de Mpumalanga, James Nkambule, foi quem lançou o clima de suspeita e de medidas inesperadas de segurança ao denunciar à Polícia e aos serviços secretos que figuras do movimento estariam a conspirar para substituir Mbeki na chefia do Estado.

Os indiciados como conspiradores reagiram com indignação e choque às acusações. Os antigos governadores provinciais de Mpumalanga, Mathews Phosa, e de Gauteng (província que inclui Pretoria e Joanesburgo), Tokyo Sexwale, desmentem as alegações. "É uma total loucura o que estão a dizer. Acusam-nos de coisas horrendas e isso é uma provocação", disse Phosa. (Notícias 27/04/01)


RDCongo - Morte de Kabila ordenada por Xiitas libaneses

Xiitas libaneses mandaram matar o Presidente da República Democrática do Congo, Laurent- Desiré Kabila, refere um relatório oficial parcialmente publicado pela imprensa local. O diário "Palmarés" refere que os mandantes entregaram 30 milhões de USD (cerca de 600 mil milhões de meticais) para "acabar com Kabila, depois do então chefe de Estado congolês ter cancelado todas as concessões para a exploração e comercialização de diamantes para as dar em exclusivo à empresa israelita "IDI Diamonds".

Segundo o relatório, cerca de 60 pessoas estão envolvidas numa conspiração que tem vastas ramificações e que está a ser investigada por especialistas congoleses auxiliados por angolanos e zimbabueanos. O relatório aponta como "cabecilha" do plano, o coronel Eddy Kapend, que foi o principal assessor do Presidente falecido.(Notícias 26/04701)


Angola - Criada comissão para analisar processo de paz

O Parlamento angolano decidiu criar uma comissão para elaborar uma proposta de paz para o país. A proposta foi apresentada pelo Presidente da UNITA- Renovada, Eugénio Manuvakola, e teve o apoio de todas as bancadas parlamentares.

Na sequência da aprovação da proposta, o presidente da Assembleia Nacional (AN), Roberto de Almeida, deverá reunir-se em breve com os líderes das diferentes bancadas, para analisarem a sua composição e as tarefas específicas que serão atribuídas a cada um dos membros. (Notícias 26/04/01)


Suazilândia - Mswati III em tratamento na China

O Rei Mswati III está na China a receber cuidados urgentes e especializados da doença de que padece há mais de três semanas, que segundo fontes oficiais poderá ser cancro. Paul Shabangu, secretário particular do monarca, revelou que o rei não foi vítima de envenenamento como se tem vindo a especular.

Fontes reais haviam anunciado que o rei ficou doente depois de ter tomado um pequeno almoço preparado pela terceira das suas mulheres, Sibonelo Mngomezulu, suposição que levou à fuga desta para Londres, onde se encontra o seu pai. (Notícias 25/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar