NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 16 - 30 de Abril de 2001
 

POLÍTICA


Governo empenhado na reabilitação

Ultrapassada a fase crítica das cheias - salvação e socorro - as atenções do Governo estão agora viradas para a reabilitação e reassentamento das populações. Num informe ao Parlamento sobre a situação actual das cheias na zona centro do país, Leonardo Simão, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, referiu que em algumas zonas o nível das águas continua alto o que condiciona o regresso das populações às suas zonas de origem.

O Governo está empenhado em abastecer os centros de acomodação com alimentos e medicamentos. Na área de infra-estruturas, a estratégia consiste na reabilitação de estradas, abertura de canais de irrigação e construção de diques de defesa para além da reconstrução de salas de aula e postos de saúde.

Segundo Leonardo Simão, o número de deslocados situa-se agora em 223 mil pessoas, das quais 87 500 de Sofala, 3 800 de Manica, 56 600 de Tete e os restantes 75 mil da Zambézia. O número de óbitos atingiu os 113. (Notícias 26/04/01)


Salário mínimo em discussão

Os parceiros da Comissão Consultiva do trabalho (CCT) vão retomar esta semana as discussões em torno da revisão do ordenado mínimo nacional, actualmente fixado em cerca de 570 mil meticais. O Governo, os sindicatos e os empregadores até agora concordaram em definir uma receita base para a revisão, que deve ter em conta indicadores como o crescimento económico e a média de inflação registada ao longo do último ano.

Os sindicatos defendem que a revisão deve basear-se no valor do cabaz normal de compras. O Governo e os empregadores não estão de acordo, considerando que o desempenho económico do ano passado sofreu um duro revés devido às cheias. (Notícias 26/04/01)


Moçambique poderá aderir à União Africana

A Assembleia da República (AR) poderá ratificar esta semana o Acto Constitutivo da União Africana, organismo que substitui a Organização da Unidade Africana (OUA), de que Moçambique faz parte. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Leonardo Simão, submeteu a proposta à apreciação dos deputados. (Notícias 27/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar