NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 16 - 30 de Abril de 2001
 

SOCIEDADE


 
África celebra Dia de Luta Contra a Malária

O Presidente da República, Joaquim Chissano, reafirmou o comprometimento do Governo em criar um ambiente de participação nas acções de combate à malária mais abrangente à sociedade civil e parceiros nacionais e internacionais. Esta doença constitui em Moçambique uma das principais causas do absentismo nas unidades laborais e escolares, internamentos nas unidades sanitárias (60%), e mortalidade intra-hospitalar (um terço).

O Chefe de Estado falava por ocasião do primeira dia Africano de luta Contra a Malária, onde mais uma vez foi feita uma reflexão da evolução da doença no país e no continente. A resistência do Plasmodium Falciparum a anti-maláricos como a cloroquina, droga preferida no tratamento de casos não complicados, continua a assumir-se como o maior obstáculo no controlo da doença. (Notícias 25/04/01)


Moçambique une-se ao "Movimento Global pela Criança"

Foi lançado em Maputo o Movimento Global pela Criança, uma realização que reúne milhões de crianças, jovens e adultos na definição de prioridades sobre as acções a serem desenvolvidas a favor da criança.

O evento que decorre sob o lema "Diga Sim à criança", pretende sensibilizar os moçambicanos, especialmente as crianças, a respeito dos seus direitos, e encorajá-las a expressarem as suas opiniões. O mesmo funcionará através de um sistema de votação em instituições públicas já identificadas. Os votantes identificarão nos boletins de voto três assuntos prioritários que depois serão escolhidos pela UNICEF, por ONG's e Ministérios para discussão na sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas a ter lugar em Setembro próximo. (Notícias 27/04/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Nova estratégia para o Ensino Secundário

O Ministério da Educação adoptou uma nova estratégia para o ensino secundário geral e para a formação de professores daquele nível. Segundo o Ministro da Educação, Alcides Nguenha, a reforma pretende assegurar uma correcta gestão dos cerca de 100 estabelecimentos de ensino secundário no país.

Para Alcides Nguenha, o problema da qualidade de ensino não tem apenas a ver com a revisão curricular mas também com a atitude do professor e do aluno na sala de aulas, a ligação que se estabelece entre a escola e a comunidade, os meios de trabalho, a formação da personalidade do aluno e do tempo lectivo que este tem na escola. "Se agirmos assim podemos acelerar a reforma que pretendemos introduzir" disse, Nguenha. (Notícias 27/04/01)


Mais de 22 biliões de meticais em dívida ao INSS

A dívida das empresas para com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) ascende a 22 biliões de meticais. A directora-geral do INSS, Elina Gomes, disse que a instituição está a envidar esforços para recuperar o dinheiro. Este esforço passa pela educação dos comités sindicais para pressionarem os empregadores a enviar o dinheiro que é descontado aos trabalhadores e por acções de fiscalização, estando prevista a aplicação de multas referentes às contribuições atrasadas.

Do total da dívida, a província de Maputo, onde se localiza a maior parte do parque industrial nacional, é a mais devedora, com cerca de 54,3%. A província do Niassa é a que menos deve com 1,4%. (Notícias 26/04/01)


Festas do 1º de Maio

Decorre a semana comemorativa do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador. Em Moçambique, a data é assinalada sob o lema "Por um Salário Justo". O Secretário-Geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique - Central Sindical (OTM-CS), Joaquim Fanheiro, referiu que as preocupações ainda se prendem com a crescente onda de despedimentos de trabalhadores devido à privatização ou ao encerramento de unidades de produção. A criação de tribunais de trabalho e a revisão do salário mínimo também são outras batalhas a conquistar.

Centenas de trabalhadores moçambicanos preparam as suas reivindicações. Estão em preparação marchas por algumas das principais artérias das capitais provinciais. (Notícias 27/04701)


Aprovado Plano de Desenvolvimento da Zambézia

O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Zambézia mereceu o voto de confiança da comunidade empresarial e dos doadores, que expressaram a vontade de ver o potencial de recursos de que a província dispõe a contribuir para o desenvolvimento. O investimento público previsto está na ordem de 500 milhões de USD.

As principais áreas de intervenção compreendem o relançamento da actividade agrícola e industrial, o alargamento da rede de infraestruras, o aumento do acesso e melhoria da qualidade dos serviços sociais e a modernização da administração pública.(Notícias 25/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar