NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 18 - 14 de Maio de 2001
 

SOCIEDADE


 
SIDA CONTAMINA 140 RECÉM-NASCIDOS DIARIAMENTE

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MISAU) indicam que pelo menos 140 recém- nascidos são diariamente contaminados com o vírus do HIV/SIDA em Moçambique, num contágio de mãe para filho. Segundo um relatório, a faixa étaria com mais de vinte anos é a mais afectada, com 476 contaminações diárias, seguida dos recém-nascidos, com 140 infecções diárias.

O documento indica ainda que só no ano 2000, mais de 15 mil crianças morreram de SIDA, cerca de 8 mil das quais no centro do país. Projecções futuras indicam que este número poderá subir para 20 mil até ao ano 2010. (Notícias 10/05/01)


PESTICIDAS DA MATOLA CONTINUAM DESAPARECIDOS

As autoridades policiais continuam à procura dos tambores de pesticidas obsoletos roubados, no princípio do ano, na Estação de Tratamento de Lixo da Cidade de Matola. Até agora já se recuperaram 50% dos tambores procurados já sem o seu conteúdo e que estavam enterrados nas imediações.

Segundo o Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental, no total foram roubados 19 tambores contendo 950 toneladas de substâncias tóxicas. 474 toneladas daqueles produtos ainda estão por descobrir. (Notícias 11/05/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


PROFESSORES DE VILANCULOS SEM SALÁRIOS

Um grupo de assaltantes roubou mais de 181 milhões de meticais, na secretaria da direcção distrital de Educação de Vilanculos, em Inhambane. Este dinheiro destinava- se ao pagamento de salários de 150 professores do EP1 e EP2, mais de metade do efectivo total do distrito. Os ladrões continuam a monte. A Polícia já está a investigar o caso. (Savana 11/05/01)


DUPLICADA CONDUTA DE ÁGUA EM MAPUTO

Oito mil metros de extensão de uma nova conduta de água potável para a cidade de Maputo foram erguidos com o objectivo de reforçar a capacidade de transporte de água a partir da Estação de Captação e de Tratamento do Umbelúzi.

O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), mentor do projecto, acredita que a obra vai conferir maior segurança ao sistema de abastecimento de água aos bairros da capital do país. A nova conduta de água é de material metálico, ao contrário da antiga feita em betão, o que confere maior durabilidade e facilidade de manuseamento sempre que se imponham quaisquer trabalhos de reabilitação. (Notícias 11/05/01)


MOÇAMBIQUE VAI VER ECLIPSE TOTAL DO SOL

No próximo dia 21 de Junho, entre as 12 e as 14.30, será visível no país o eclipse total do sol. Um eclipse do sol acontece quando a lua se interpõem entre a Terra e o Sol. A ocultação do Sol pela Lua leva ao escurecimento momentâneo da parte da terra atingida.

Apesar da beleza do espectáculo, este fenómeno apresenta sérios riscos. O Ministério da Saúde (MISAU) exorta toda a população para que observe o eclipse com as devidas precauções. Não é aconselhável a observação directa ao sol sem a protecção de filtros apropriados. Tal observação pode causar queimaduras oculares ao nível da retina que podem levar à cegueira. (Notícias 10/05/01)


CHISSANO E MARCELINA CASAM PELA IGREJA

O Presidente da República, Joaquim Chissano, casou-se pela igreja católica com Marcelina Chissano, 32 anos depois da cerimónia civil. O casamento foi celebrado em Malehice, província de Gaza, terra natal de Chissano.

A cerimónia contou com a presença de centena de convidados, entre membros do Governo, familiares e amigos chegados de Chissano. Joaquim Chissano e Marcelina Chissano conheceram-se durante a luta de libertação nacional. Casaram-se no dia 21 de Setembro de 1968 e têm 4 filhos. (Televisão de Moçambique 12/05/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar