NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 20 - 28 de Maio de 2001
 

SOCIEDADE


 
Polícia descobre esconderijos de armas da Renamo

Mais de 900 armas de diversos calibres, 647 obuses de morteiros, 246 roquetes, 100 quilos de explosivos, minas, granadas e outro material bélico foi desactivado e destruído no âmbito da operação "Rachel 7", uma acção conjunta entre forças policiais moçambicanas e sul-africanas que vem sendo desencadeada desde o passado dia 7 de Maio em todo o país.

A operação já abrangeu as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala e deflagrou até ao momento 18 esconderijos de guerra da Renamo. Só na província de Sofala foram desactivados 11 paióis. A operação tem o apoio financeiro do Governo da Suíça, no valor de 500 mil randes. (Televisão de Moçambique 22/05/01)


Nampula acolhe refugiados

A partir de agora todos os refugiados vão ser concentrados na província de Nampula. Uma decisão do Governo moçambicano que visa assegurar o seu controlo. Já foi identificado um campo localizado a 25 km da cidade de Nampula, que possui infra-estruturas básicas para albergar cerca de 100 pessoas. Mas a ideia é até ao final do ano aumentar as instalações para albergar refugiados vindos de outras províncias do país.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), vai encerrar, até final deste mês, o campo de concentração de Massaca, no distrito de Boane, em Maputo. A transferência dos refugiados já começou. Moçambique alberga actualmente populações deslocadas oriundas de Angola, República Democrática do Congo, Somália, Ruanda, Burundi e Congo Brazaville.


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Julgamento "Caso Montepuez" suspenso

O julgamento do "Caso Montepuez" foi suspenso por dez dias devendo ser retomado no dia 4 do próximo mês. A suspensão foi a pedido do Ministério Público alegando razões de saúde da sua representante no caso, a Procuradora Chefe de Cabo Delgado, Beatriz Buchili.

Os envolvidos nas manifestações aguardam a leitura da sentença. Os polícias ainda estão sob julgamento. Sobre estes pesa a responsabilidade da morte de mais de 83 cidadãos manifestantes da Renamo União Eleitoral, na cela do Comando Distrital da Policia da Republica de Moçambique em Montepuez. (Notícias 24/05/01)


Roubados 430 milhões de salários da AR

Indivíduos desconhecidos, ainda a monte, apoderaram-se de 430 milhões de meticais destinados ao pagamento de salários dos funcionários da Assembleia da República. O assalto ocorreu na avenida Josina Machel e foi levado a cabo por indivíduos que se faziam transportar numa viatura de matrícula estrangeira e possuíam armas de fogo. A Polícia já tomou conta do caso. (Notícias 25/05/01)


INDE lança concurso de produção de livros escolares

O Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE) está a preparar o lançamento de concursos para a produção do livro escolar do ensino básico, cujos programas estão na fase conclusiva da sua revisão, no quadro da transformação curricular em curso no país.

A parda revisão dos programas curriculares para o ensino básico e da preparação dos concursos o INDE tem levado a cabo outras actividades. Destas salientar a introdução de novas disciplinas tais como, Educação Musical e Artes e Ofícios, e a educação bilingue que vai inicialmente ser ministrada nas províncias de Nampula e Manica. (Notícias 26/05/01)


ISCTEM tem novas instalações

O Presidente da República, Joaquim Chissano, inaugurou as instalações do campus universitário do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia, o primeiro do género a ser edificado por uma instituição de ensino privado no país. Chissano defendeu, na ocasião, a necessidade da formação de elites intelectuais que sirvam a causa do povo.

O ISCTEM conta actualmente com mais de 800 alunos distribuídos pelos cursos de Medicina Dentária, Farmácia, Enfermagem, Engenharia de Informática, Contabilidade e Auditoria, Gestão e Direito. Já em Agosto serão graduados os primeiros 40 licenciados em Enfermagem, Gestão, Contabilidade e Auditoria, e bacharéis em Engenharia de Informática e Direito. (Notícias 24/05/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar