NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 26 - 9 de Julho de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Inflação abranda em Maputo

A cidade de Maputo registou em Junho último, um abrandamento na taxa de inflação na ordem dos 0,3% relativamente ao mês de Maio. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a capital registou igualmente uma subida de preços na ordem dos 2,1%. Uma nota do INE indica que a subida dos preços deve-se ao aumento dos custos do açúcar, arroz, óleo e gás doméstico.

A inflação acumulada até Junho atingiu 5,1% positivos, o que representa um decréscimo de 5,8 % comparativamente ao mesmo período do ano 2000. (Notícias 06/07/01)


Companhia de Sena tem "luz verde"

A Agência de Garantia de Investimento Multilateral (MIGA), membro do grupo Banco Mundial, aprovou o projecto destinado à reabilitação e privatização da maior empresa de açúcar em Moçambique, a Companhia de Sena, localizada em Marromeu, Sofala. O projecto cobre 75% da privatização, reabilitação e gestão da antiga Sena Sugar Estates, destruída em 1992 com a guerra.

Combinada com o melhoramento das infra-estruturas, a reabilitação deverá conduzir à produção anual de cerca de 100 mil toneladas de açúcar, mais de um terço do produzido antes da guerra. O projecto vai criar mais de cinco mil postos de trabalho e trazer benefícios locais à região, como o fornecimento de energia e diversos melhoramentos ao Hospital, construção de estradas, habitações e escolas.

Segundo Roger Pruneau, Presidente da MIGA, a agência vai aplicar 65 milhões USD no seguro de investimento para o grupo Sena, um consórcio constituído por quatro companhias mauricianas e a Cooperação para o Desenvolvimento Industrial da África do Sul, cobrindo os seus investimentos e os seus contractos de gestão e de assistência técnica. (Notícias 06/07/01)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


CPI aprova 81 projectos

Um total de 81 projectos de investimento, totalizando perto de 172 milhões de USD, foram aprovados nos últimos 18 meses pelo Centro de Promoção de Investimentos (CPI). Segundo estatísticas da instituição, os projectos proporcionaram pouco mais de oito mil postos de trabalho.

A província de Maputo, com um total 44 de projectos aprovados, nomeadamente no sectores da agricultura, bancos, seguradoras, leasing, construção, indústria, transportes e comunicações, turismo e hotelaria, é a que mais empreendimentos conseguiu aprovar. O ramo industrial é o mais procurado criando mais de mil postos de trabalho. A área da agricultura continua a ser a menos preferida pelos investidores, pelo facto de ser considerada uma actividade de risco. (Notícias 08/07/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar