NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 30 - 03 de Setembro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
Angola - UNITA desvaloriza reforma de Eduardo dos Santos

A UNITA declarou que a decisão do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de não se candidatar às próximas eleições presidenciais, é uma "questão puramente caseira" do MPLA e não pode merecer nenhuma reacção.

Segundo a UNITA a posição de José Eduardo, em vez de esclarecer situações, confundiu a opinião nacional e internacional" e não contém "nenhum elemento novo sobre a paz através do diálogo". O "Galo Negro" considera que assim a guerra poderá durar até 2003". (Notícias, 31/08/01)


Angola - Savimbi "deve" ser julgado em Tribunal Internacional

O governo de Angola vai desenvolver esforços para que Jonas Savimbi seja declarado criminoso de guerra e julgado por um tribunal internacional. Nesse contexto, o executivo angolano está a analisar os passos que deve seguir para promover o julgamento internacional da UNITA pelo ataque contra um comboio, a 10 de Agosto último, no qual morreram 260 pessoas.

A intenção de promover o julgamento de Savimbi terá sido abordada pelo Conselho de Ministros, que terá dado instruções à sua secretaria e aos ministérios da Justiça e das Relações para promoverem uma declaração internacional que considere o líder da UNITA como um criminoso de guerra. As mesmas instruções terão sido dadas às embaixadas angolanas em vários países. (Notícias, 27/08/01)


África do Sul - Morreu Govan Mbeki

Morreu no passado dia 30 de Agosto, vítima de doença, Govan Mbeki, pai do actual presidente sul-africano e antigo companheiro de prisão de Nelson Mandela. Govan Mbeki nasceu em Transkei a 9 de Julho de 1910 e tornou-se internacionalmente conhecido quando foi julgado e condenado à prisão perpétua junto com Mandela e Walter Sisulo, pelo regime do "apartheid".

Após a sua libertação em 1987, retomou a sua luta contra o apartheid" publicando uma série de ensaios e livros tais como "África do Sul: A Revolta dos Camponeses", "A Luta pela Libertação da África do Sul", e "Pôr do Sol ao Meio-Dia". Após as primeiras eleições multirraciais, em 1994, foi eleito vice-presidente do Senado. Com a morte do Mbeki, membro do SACP, morre a personificação da ligação entre a SACP e o ANC. (Notícias, 31/08/01)


África do Sul - Greve paralisou o país

Mais de 4 milhões de sul-africanos cumpriram uma greve de dois dias em protesto contra os planos do Governo de privatizar serviços públicos básicos. A central sindical COSATU argumenta que as anteriores privatizações provocaram desempregaram 200 mil pessoas. Por seu lado, o governo defende que o capital e o "know-how" do sector privado podem expandir o potencial e as infra-estruturas dos serviços públicos, para os quais o sector público não tem recursos humanos e financeiros.

O executivo pretende privatizar serviços públicos tais como abastecimento de água e electricidade, rede de registos, recolha e tratamento de lixo, segurança social e serviços culturais como gestão de estádios, parques, bibliotecas, telecomunicações e transportes. Entretanto, empresa de finanças Econometrix considerou, dias antes da paralisação, a greve iria acarretar ao país uma quebra de produção na ordem de 1 300 milhões de randes. (Notícias, 27/08/01)


RDCongo - Kabila está determinado a acabar com a guerra

O presidente da RDCongo, Joseph Kabila, disse recentemente em Joanesburgo, África do Sul, que o seu governo está determinado a acabar com a guerra civil que dura há três anos no seu país. Ele ajuntou que dentro de 10 ou 20 anos a democracia será a via da vida na RDCongo. Entretanto, desafiou os homens de negócios da África do Sul a investirem na RDCongo, lembrando que "deve haver um espírito de aventura em tudo, incluindo no negócio".

O estadista congolês afirma que não entende por que motivo os empresários de países como EUA, Bélgica e Alemanha "não acreditam na RDCongo". Na África do Sul, Kabila reuniu-se com o presidente Thabo Mbeki e participou num seminário destinado a cativar investimentos para a RDCongo. (Notícias, 31/08/01)


Zimbabwe - Mugabe pretende expulsar brancos

Segundo o jornal britânico "Sunday Times", Robert Mugabe pretende expulsar todos os fazendeiros brancos do país antes das eleições do próximo ano. Com efeito foi dada uma ordem secreta aos veteranos da luta de libertação para através de uma operação intitulada "Renúncia ou abandono", assediar sistematicamente e torturar mentalmente os "colonos brancos" e provocar confusão nas suas quintas até que eles renunciem e as abandonem.

Os brancos que tentarem opor-se às ordens do governo serão reduzidos ao silêncio através do "Método de Pamire". Chris Pamire, um homem de negócios e antigo membro da ZANU-FP, morreu num misterioso acidente de viação, depois de ter entrado em contradições com o presidente Mugabe. (Notícias, 27/08/01)


Zimbabwe - Governo reafirma continuidade da reforma agrária

Robert Mugabe, afirmou que não vai parar com a reforma agrária apesar das consequências negativas para a África do Sul. Segundo Mugabe, os brancos sul-africanos têm medo que a reforma agrária no Zimbabwe se alastre à África do Sul, um país que se considera numa situação "potencialmente de conflito". Uma reforma agrária acelerada e violenta foi lançada no ano passado no Zimbabwe pelo Mugabe, 20 anos após a Independência. (Notícias, 27/08/01)


Zimbabwe - Instruída substituição de nomes coloniais nas escolas

O governo do Zimbabwe ordenou a todas escolas com nomes coloniais para os mudarem. Assim as escolas daquele país deverão ter nomes zimbabweanos ou de heróis africanos, para reflectirem a identidade do país.

O ministério da Educação ordenou também que a partir do próximo ano seja obrigatória a leitura nas escolas da história do Zimbabwe, particularmente a luta contra a administração colonial. Várias escolas do Zimbabwe, incluindo aquelas sob administração do Estado, têm nomes coloniais, tais como Rainha Isabel, Churchil, Cecil Rhodes. (Notícias, 28/08/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar