NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 30 - 03 de Setembro de 2001
 

POLÍTICA


Zimbabwe: Chissano, Mugabe e Muluzi reuniram-se na Beira

Os presidentes de Moçambique e Malawi reuniram-se, na cidade da Beira, com o seu homólogo zimbabweano a quem pediram esclarecimentos sobre a crise no Zimbabwe. Com efeito, os três estadistas decidiram que em meados de Setembro próximo terá lugar em Harare uma cimeira da SADC na qual será abordada a crise de terra.

Nesse cimeira deverão participar os chefes de Estado de Moçambique, Malawi, Botswana, África do Sul, Namíbia e Angola, representantes da Zanu-PF, partido no poder no Zimbabwe, o Movimento pela Mudança Democrática, MDC, os fazendeiros brancos e outros interessados na questão da crise. (Notícias e TVM, 28/08/01)


Harare repatria compulsivamente imigrantes moçambicanos

As autoridades zimbabweanas repatriaram compulsivamente 71 imigrantes ilegais moçambicanos naquele país. Este foi o quarto grupo de repatriados para a província de Manica nos últimos meses, por decisão do governo daquele país. Os repatriados deixaram familiares e bens no Zimbabwe, porque na altura da sua detenção pela Polícia não lhes foi dada a oportunidade para os recuperar.

Entretanto, o Alto-Comissariado de Moçambique em Harare afirmou que o repatriamento foi "bem organizado", pois os zimbabweanos comunicaram com antecedência a operação, o que permitiu que fossem criadas condições para os receber em Moçambique. Por seu turno a Polícia indicou que foram criadas condições de alojamento, alimentação e de transporte para as respectivas zonas de origem, nas províncias de Tete, Manica e Sofala. (Notícias, 28/08/01)


FADM desmobilizaram primeiros efectivos

740 jovens incorporados em 1999 nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) passaram à disponibilidade, depois de terem cumprido dois anos do Serviço Militar Obrigatório. Entretanto, o Ministério da Defesa Nacional, revelou que dos mil jovens convocados em 1999, 958 prestaram o serviço militar, tendo os restantes sido considerados faltosos. Nos dois anos registaram-se três óbitos.

Outros 10 soldados que deveriam passar à disponibilidade viram o período prorrogado por nove meses em virtude de se encontrarem integrados na missão da ONU em Timor-Leste. Outros 30 apresentaram os seus requerimentos para permanência nas FADM. (Notícias, 01/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar