NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 26 - 09 de Setembro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Constituido Sindicato do Funcionário Público

Manuel Abudo Momade foi eleito secretário-geral do Sindicato da Função Pública (SINAFP), no final do congresso constitutivo da agremiação, que decorreu em Maputo. Abudo, que venceu o escrutínio com 68% dos votos, vai, em primeiro lugar, constituir o elenco que o vai coadjuvar nas suas funções, que incluem esforços para a legalização do sindicato.

O novo sindicato vai priorizar a luta pela melhoria das condições salariais dos trabalhadores da função pública, a problemática das carreiras profissionais bem como da assistência médica e medicamentosa, para a qual os funcionários descontam mas não usufruem dos seus benefícios.

Entretanto, o primeiro-ministro, Pascoal Mocumbi, advertiu que o funcionamento do SINAFP está condicionado à aprovação de uma lei que regule o exercício da actividade sindical a nível do Aparelho do Estado. (Notícias, 31/08/01)


15 milhões de randes para apoiar ex-mineiros

A CARE dispõe de 15 milhões de randes para financiar o programa de criação de oportunidades de negócio aos antigos trabalhadores das minas da África do Sul, à semelhança do que acontece noutros países da África Austral. Para o efeito, a foi identificado um grupo alvo constituído por 158 pessoas ex-trabalhadoras da Placer Dome Western, maioritariamente das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Para os antigos mineiros e/ou seus representantes foram criadas 30 oportunidades de negócios, tais como o processamento de produtos agrícolas, agricultura mecanizada, produção de velas, entre outras. A CARE prevê que em dois anos o programa seja implementado em 70%.(Notícias, 31/08/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Carros roubados nas barbas da Polícia

A Polícia na cidade da Matola desmantelou uma oficina clandestina que se dedicava à viciação das características de viaturas roubadas. No local foram encontrados sete veículos supostamente roubados. Foi detido um dos donos da oficina, Benvindo J. F.

A oficina em causa funcionava no Bairro do Fomento, a cerca de 200 metros do Comando Provincial da Polícia. A detenção de Benvindo J. F. ocorreu quando este tentava rebocar uma viatura Mazda roubada a 30 de Julho último na cidade de Maputo. A oficina desmantelada vinha funcionado desde princípios deste ano. (Notícias, 27/08/01)


UEM graduou 696 licenciados e bacharéis

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) graduou 696 novos licenciados e bacharéis. Trata-se de uma cifra jamais atingida naquela instituição. O número de diplomados deste ano representa um aumento de graduações em 59%, quando comparado com o do ano passado, que foi de 438. O aumento registado "enquadra-se no âmbito do Plano Estratégico da UEM", que preconiza o aumento de graduações para 1 000 estudantes por ano até 2003.

Os cursos da área de "Letras" são os que graduaram mais estudantes. Refira-se que, parte significativa dos graduados são estudantes que concluíram os cursos há vários anos, mas que não puderam defender as respectivas teses devido a falta de supervisores, entre outras dificuldades. Esses estudantes beneficiaram-se este ano dos exames de Estado e colóquios para poderem se licenciar. (Notícias, MOL, 27/08/01)


550 pessoas já conseguiram emprego na MOZAL II

Pelo menos 550 pessoas conseguiram emprego como operários nas obras de construção da segunda linha de fornos da MOZAL, ao abrigo do projecto de expansão da capacidade de produção daquela fundição de alumínio. Trata-se do primeiro grupo de um total de 4000 pessoas a serem recrutadas e seleccionadas para o efeito, pelo Centro de Formação Profissional da Machava (CFPM), em Maputo.

O processo de recrutamento e selecção de candidatos a emprego na construção da MOZAL II iniciou-se a 10 de Julho último, tendo até aqui sido inscritos perto de 5000 indivíduos. Os candidatos ao emprego são capacitados como pedreiros, ferreiros, fixadores de chapas, serralheiros civis, construtores de sistemas de saneamento, entre outras especialidades ligadas à construção civil. (Notícias, 28/08/01)


Combate à malária: Cloroquina será excluída da política terapêutica

As autoridades sanitárias nacionais vão deixar de importar e utilizar cloroquina devido a resistência do parasita causador da malária (plasmodium falciparum) àquele medicamento. O parasita da malária resistente à cloroquina está presente em todo o país e tem aumentado o número de mortes, principalmente em crianças.

Para minimizar a situação, o Grupo de Maputo para a Investigação da Malária propõe a revisão da actual política terapêutica da malária no país, introduzindo uma terceira linha de tratamento, baseado na artemisina. Esta droga, que poderá substituir o quinino, é provavelmente o mais potente e o mais seguro anti-malárico existente no mercado. (Notícias, 29/08/01)


HCM colhe número recorde de unidades de sangue

O banco de sangue do Hospital Central de Maputo (HCM) registou um número recorde de colheita de sangue num só dia ao atingir no dia 29 de Agosto, Dia Nacional do Dador, 302 unidades. A maior parte das unidades colhidas veio das escolas, onde, segundo os serviços de sangue do HCM, o índice de rejeição é bastante reduzido. Em média, o HCM, a maior unidade hospitalar do país necessita de 100 unidades de sangue útil por dia. (Notícias, 01/09/01)


Transportadores não querem ser inspeccionados na RAS

Os transportadores profissionais que ligam o país e a África do Sul não concordam com a decisão tomada pelas autoridades sul-africanas, segundo a qual todos os veículos que entrem no seu território devem submeter-se a uma inspecção técnica. Com feito protestaram formalmente contra a decisão, junto do governo moçambicano. Este por sua vez está a negociar com as autoridades sul-africanas um possível adiamento da decisão para Dezembro próximo.

Entretanto, a 1 de Setembro próximo vão iniciar em Komatipoort, território sul-africano, as inspecções das viaturas moçambicanas que se fizerem àquele país. A medida enquadra-se no âmbito dos acordos bilaterais na área dos transportes rodoviários, assinados entre Moçambique e a África do Sul a 11 de Julho, em Pretória. (Notícias, 30/08/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar