NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 32 - 17 de Setembro de 2001
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
Fome ameaça 369 mil pessoas em todo o país

Cerca de 369 mil pessoas estão em risco de passar fome, caso não haja uma intervenção urgente nos próximos dois meses. Este universo localiza-se em 36 distritos das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica e Tete, afectadas, nas últimas duas campanhas agrícolas, por situações de cheias e estiagens.

Nestas regiões, os resultados da segunda época foram fracos, principalmente das famílias camponesas que ainda se encontram na fase de recuperação pós-emergência. A missão de avaliação da disponibilidade de alimentos apresentou, aos membros do conselho técnico de gestão de calamidades, das agências da ONU e ONG's, o relatório preliminar sobre a situação. (Notícias, 14/09/01)


Madereiros de Cabo Delgado recebem concessões

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Hélder Muteia, entregou na cidade de Pemba as primeiras concessões de exploração florestal na província de Cabo Delgado. No total, são 13 concessões que abrangem uma área de 607 971 hectares, o equivalente a 20% do potencial florestal daquela província.

O gesto insere-se um processo de reorganização do sector madereiro, que iniciou em 1997. A exploração florestal naquela província, até há poucos anos atrás, era efectuada por operadores sem capacidade para aproveitar da madeira, razão por que abandonaram nas matas de cerca de 5 mil metros cúbicos de madeira. (Notícias, 11/09/01)


Moçambique está a constituir primeira fazenda de caça

Vai nascer, até Dezembro próximo, na província de Maputo, a primeira fazenda de caça, vocacionada para o turismo de caça sustentada e desenvolvimento do eco-turismo. Trata-se da reserva de Matingatinga, que se estenderá por uma área de 10 mil hectares.Numa primeira fase vai albergar cerca de 300 animais bravios, cuja importação da África do Sul está avaliada em mais de 50 mil USD. Até gora foram importados 70 impalas, 25 bois cavalo, 25 zebras e 50 cudos. (Notícias, 11/09/01)


Americanos pretendem investir no vale do Zambeze

Um consórcio entre o Gabinete do Vale do Zambeze e um grupo de companhias norte-americanas será criado este ano para implementar alguns projectos previstos naquele programa sócio-económico. Com efeito, uma delegação de empresários dos EUA interessada no vale do Zambeze esteve no país.

A "joint venture" a ser constituída tem como prioridade a implementação de projectos cujo impacto é imediato, quer na população quer na economia do país. A agricultura, a indústria têxtil, o processamento de produtos agrícolas e a sua comercialização e agro-indústria são as áreas prioritárias. (Notícias, 12/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar