NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 32 - 17 de Setembro de 2001
 

SOCIEDADE


 
"Caso Cardoso": Julgamento está para breve

O julgamento dos seis indiciados de envolvimento no assassinato do jornalista Carlos Cardoso, ocorrido em Novembro, poderá acontecer brevemente. Depois de seis meses de investigações e interrogatórios o juiz do processo concluiu que existe matéria suficiente para o julgamento dos seis indiciados.

Ayob Abdul Satar e o antigo gerente bancário, Vicente Ramaya, são apontados pelo juiz como co-autores morais do crime. Os restantes, pronunciados por co-autoria material do mesmo crime, são Momade A. A. Satar (que terá providenciado a arma do crime), Aníbal dos Santos Júnior, Manuel S. Fernandes e Carlitos R. Cassamo. Os réus deverão manter-se na prisão até ao julgamento. (Notícias, 12/09/01)


Regressados da RDA retomam "jornadas de barulho"

Várias centenas de antigos trabalhadores moçambicanos na Alemanha do Leste (ex-RDA) retomaram, o ciclo de manifestações "barulhentas" e pacíficas, defronte do Ministério de Trabalho, em Maputo. Os protestos haviam sido interrompidas em finais do mês passado, após se ter chegado ao que parecia ser um consenso com o governo.

Os manifestantes exigem o cumprimento do prazo acordado com o Ministério de Trabalho no encontro havido a 24 de Agosto último, quando as duas partes chegaram a um consenso sobre as questões levantadas por aquele grupo. Assim, a decisão final do governo sobre o diferendo será aguardado pelo grupo defronte do Ministério do Trabalho. (Notícias, 10/09/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Governo cede à pressão

O Conselho de Ministros instruiu ao ministro do Trabalho, Mário Sevene, para, em coordenação com a ministra do Plano e Finanças, prosseguir o diálogo com os trabalhadores moçambicanos na ex-RDA.

Por outro lado, Sevene deverá ordenar um levantamento exaustivo da situação individual de cada trabalhador para o apuramento dos valores dos descontos efectuados, com vista a encontrar-se formas de compensação. Deverá ainda prosseguir-se com os esforços para promover e apoiar a reinserção social destes regressados. (Notícias, 12/09/01)


Na EN1: Autocarro da TSL embate contra uma ponte

Doze pessoas ficaram na sequência de um acidente de viação ocorrido na Estrada Nacional no 1, troço Gondola-Marínguè, na província de Sofala. O sinistro resultou do embate violento do autocarro de transporte de passageiros da TSL contra a ponte sobre o rio Guenjere.

Em virtude do acidente, o autocarro, que fazia o percurso Maputo-Chimoio, ficou suspenso sobre os suportes metálicos a ponte. A direcção da empresa alega que o acidente deveu-se ao rebentamento de um dos pneus da frente do veículo mas testemunhas indicam que a tripulação estava embriagada. (Notícias, 13/09/01)


Oscilação de corrente provoca danos na mCel

Oscilações da corrente eléctrica que se registaram nos últimos dias, em Maputo, provocaram uma avaria na central operadora do serviço de telefonia móvel. Com efeito, é bastante difícil usar o telefone celular em Maputo, razão por que muitos clientes da empresa estão irritados.

A mCel, que pede desculpas pelos transtornos causados, afirma que o problema está a ser solucionado. Entretanto, mesmo nas condições normais de operação, os utilizadores dos serviços da mCel se queixam dos maus serviços prestados pela empresa. (Notícias, 13/09/01)


Na Beira: Criança morre ao cair num canal de esgoto

Julinha António, uma menor de três anos de idade, perdeu a vida, na cidade da Beira, ao cair numa sarjeta. O incidente deu-se à noite, quando a menor, que caminhava sobre o passeio, se precipitou para o fundo do esgoto, através da caixa de inspecção que se encontrava sem a respectiva tampa. A menor estava na companhia da sua mãe e de uma irmã mais velha.

De acordo com a mãe da menina, o local estava mal iluminado, pelo que não era possível ver o buraco. Refira-se que em todas as cidades do país muitos dos esgotos não têm tampas e não é evidente a vontade das estruturas municipais em reverter o perigo. (TVM, RM 12 e 13/09/01)


Indemnização TEBA procura dos 10 mil mineiros

A companhia sul-africana TEBA (ex-WENELA) e o governo moçambicano estão a envidar esforços para localizar os 10 mil trabalhadores moçambicanos que, por diversas razões, perderam emprego na África do Sul (RAS) ainda não reclamaram as respectivas indemnizações. Trata-se de trabalhadores que, na sua maioria, já regressaram ao país ou faleceram.

Os respectivos processos estão na posse dos governos das províncias de Gaza e Inhambane, donde provêm a maior parte dos trabalhadores moçambicanos na RAS. Refira-se que, foi a TEBA (ex-WENELA) que recrutou milhares de moçambicanos para as minas daquele país. (Notícias, 11/09/01)


Efectivamente: Há cólera em Mocuba

As análises laboratoriais rigorosas determinaram que o surto de diarreias acompanhadas de vómitos, que recentemente eclodiu em Mocuba, província da Zambézia, é ocasionado pelo vibrião colérico, que terá contaminado a água do rio Licungo. As populações consomem directamente a água do rio Licungo, sem nenhum tratamento prévio.

Entretanto, como consequência da doença, já morreram cinco pessoas, de um total de 235 casos registados até ao momento. Esta situação é agravada pela prática do fecalismo a céu aberto, incluindo nas margens do rio. (Notícias, 11/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar