NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 33 - 24 de Setembro de 2001
 

DESPORTO


 
Costa de Sol já tem treinador

Abdul Abdulá foi apresentado oficialmente como treinador principal da equipa sénior de futebol do Costa do Sol Abdulá comprometeu-se a cumprir todas as metas traçadas pela direcção canarinha: ganhar o Campeonato Nacional, a Taça de Moçambique e ir o mais longe possível nas afro - taças.Jornalistas, sócios e simpatizantes dos canarinhos assistiram à apresentação do plantel e da equipa técnica dos campeões nacionais.

Nesta lista do plantel inicial estão vinte jogadores, todos representantes da equipa na época passada. Na sua intervenção, Abdulá disse estar satisfeito com a equipa, "o plantel que nós temos é um plantel que está em condições de disputar todos os desafios que o Costa do Sol tem pela frente".

Com o Campeonato Nacional a iniciar nos primeiros meses do próximo ano, o Costa do Sol já definiu a preparação da sua equipa na pré - época, que terá o ponto mais alto na digressão de cerca de dois meses por todo o país. (Televisão de Moçambique 22/09/01)


Aprovado regulamento do Campeonato de Maputo em futebol

A Associação de Futebol da cidade de Maputo recebeu luz verde dos clubes para introduzir o novo figurino do Campeonato da Cidade de Maputo em futebol. Reunidos na sede da Associação, os clubes aprovaram o regulamento proposto pela Associação.

Na sede da Associação, não marcaram presença os delegados do Munhuanense Azar e da Académica, clubes que mais contestaram a introdução do novo figurino. Assim, o campeonato será disputado por doze equipas, sendo 6 da divisão da cidade e 6 equipas "B" dos clubes da cidade de Maputo que estão no nacional, isso se o Estrela Vermelha permanecer na prova.

O novo regulamento diz que as equipas que estão no nacional só podem inscrever cinco jogadores da equipa "A" e os restantes devem ter idade de juniores, de forma a não manchar o espectáculo. (Televisão de Moçambique 22/09/01)


Nhavene nas meias finais de Ténis

Armindo Nhavene é o único tenista nacional apurado para as meias - finais da Taça Joaquim Chissano em ténis. Nhavene venceu Alberto Nhancale por 2-0 e vai jogar diante do segundo cabeça de série, Robert Krouse. A jornada foi marcada pela falta de comparência do moçambicano Arménio Magane.

O internacional moçambicano, que recentemente representou o país nas universíadas mundiais, Arménio Magane não compareceu ao jogo e nem deu satisfações. Uma falta de comparência que confere a Robert Krause o acesso às meias - finais. Os jogos das meias - finais da Taça Joaquim Chissano realizam-se Sábado nos Courts do Jardim Tunduru. (Televisão de Moçambique 21/09/01)


Torneio de Natação em águas salgadas

Pela primeira em Maputo realiza-se um torneio de natação em águas salgadas. O evento está programado para esta terça-feira na paria da Miramar e enquadra-se na semana do desporto e nas comemorações do 37ºaniversário das Forças Armadas de Moçambique.

A iniciativa visa atrair pessoas à prática desta modalidade considerada como uma das mais completas. Nesta primeira fase a prova não vai ter o percurso mínimo de cinco quilómetros, distância recomendada em competições olímpicas mas sim, mil metros.(Televisão de Moçambique 21/09/01)


Selecção de Hóquei em Patins "de malas aviadas"

José Dimitri, o Director Nacional dos Desportos, encorajou os jogadores da selecção nacional de Hóquei em patins a lutar por um lugar que dignifique Moçambique no campeonato do Mundo a realizar-se a partir do dia 28 na Argentina. A partida da selecção está marcada para esta 2ªfeira.

O Vice - Presidente da Federação, o técnico e os jogadores estiveram com o Director Nacional dos Desportos para a despedida da selecção. Na sua intervenção José Dimitri disse reconhecer todo o mal que envolveu a preparação da equipa, mas que tinha esperanças de que os jogadores fariam "das tripas coração" para trazer bons resultados, até porque, adiantou Dimitri, o nome de Moçambique é que está em jogo.

Moçambique garantiu o regresso ao Grupo "A" em 1999 no campeonato do Mundo de Andorra. No ano passado, na Espanha, Moçambique confirmou ser uma das grandes equipas no Mundo, permanecendo no grupo. (Televisão de Moçambique 22/09/01)


Canana visita clubes desportivos

O Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, Artur Canana, iniciou uma digressão pelos clubes da cidade de Maputo. Canana e alguns elementos do seu executivo já escalaram as instalações do Grupo Desportivo de Maputo, onde se inteiraram dos problemas que a colectividade enfrenta.

A visita teve início na sede de clubes, onde os elementos do Conselho Municipal receberam informação da situação do Desportivo de Maputo. Canana mostrou vontade de ajudar os clubes a recuperar o seu património através de programas traçados pelas direcções. Para além dos alvi -negros, o Presidente do Conselho Municipal vai visitar as instalações do Clube de Mahafil (Televisão de Moçambique 22/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar