NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição33 - 24 de Setembro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
SADC - Cria unidade de Reformas Agrárias

Ministros de 9 dos 14 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) decidiram criar uma unidade regional para promover programas de reformas agrárias no seio da organização. Este organismo terá como função mobilizar meios técnicos e financeiros para apoiar os membros da SADC a colocarem em prática esses programas.

Os Ministros chegaram à conclusão de que existe também a necessidade de um apoio internacional para a reforma agrária mas não avançaram nada em concreto. Propuseram-se sim a debater esta questão num outro encontro de Ministros marcado para Outubro, em Moçambique. (Notícias 21/09/01)


Zimbabwe - Commonwealth afasta hipótese de sanções

O Secretário - Geral da Commonwealth, Don McKinnon, afirmou o desejo de manter o diálogo com o Zimbabwe sobre a reforma agrária, afastando possíveis sanções numa altura em que são denunciadas novas violências contra fazendeiros brancos no país.

Questionado sobre a eventual possibilidade de expulsão da organização, como aconteceu com o Paquistão, McKinnon defendeu que o objectivo principal é conseguir, a um nível elevado, que o Governo do Zimbabwe cumpra o acordo alcançado na capital nigeriana, no passado dia 7 deste mês.

Por seu turno, Londres prometeu-se a indemnizar os fazendeiros brancos expropriados, conforme constava do Acordo de Lencastre House assinado em Dezembro de 1979. (Notícias 22/09/01)


São Tomé e Príncipe - Crise institucional

Menos de um mês depois da posse do novo Presidente da República, São Tomé e Príncipe parece mergulhar numa crise institucional opondo Fradique de Menezes e o partido maioritário, o MLSTP/PSD, por divergências quanto à chefia e formação do executivo.

O Presidente Menezes, que defende uma remodelação governamental, destituiu por decreto, o Primeiro Ministro, Guilherme Posser da Costa e pediu ao Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP) uma lista de nomes de personalidades para preencher o cargo em causa. Este partido submeteu, entretanto, ao Chefe de Estado, apenas um nome, o de Posser da Costa o que desagradou Fradique de Menezes. (Notícias 22/09/01)


África do Sul - Savimbi numa clínica de Joanesburgo

O líder da UNITA, Jonas Savimbi, de 67 anos, pode estar numa clínica de Joanesburgo desde o principio deste mês, para tratamentos médicos, segundo o jornal português "Expresso".O semanário escreve que "o líder da UNITA(…) terá chegado ao principio deste mês, vindo de Burquina Faso, segundo informações veiculadas por antigos agentes dos serviços de inteligência militar sul - africana".

O jornal acrescenta que "Savimbi estaria em tratamento numa clínica de Joanesburgo, acompanhado pelo Secretário - Geral da UNITA, Paulo Lukamba, "Gato" e por duas altas patentes das FALA, as Forças Militares do seu movimento guerrilheiro. (Notícias 17/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar