NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 33 - 24 de Setembro de 2001
 

POLÍTICA


Semana das FADM

Esta é mais uma semana comemorativa do 25 de Setembro, Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Para assinalar a efeméride, o Ministério da Defesa Nacional elaborou um vasto programa que contempla palestras, actividades desportivas e culturais.(Notícias 18/09/01)


Governo cobra taxas a produtos sul - africanos

O Governo vai continuar a cobrar taxas aduaneiras pelas importações de origem sul-africana mesmo com o protocolo de livre comércio regional. A medida visa incentivar o investimento industrial moçambicano na concorrência no âmbito do protocolo comercial da SADC que entrou em vigor a dezasseis de Agosto último.

O Governo compromete-se a acelerar o processo de revisão da pauta aduaneira e os requisitos de licenciamentos para incentivar iniciativas do empresariado nacional.

Carlos Morgado, o Ministro da Indústria e Comércio, referiu que "aquilo que nós negociamos foi a abertura do mercado sul africano que é o grande mercado da região. Para nós vai ser fácil ter acesso enquanto que os produtos sul africanos vão continuar a ter algumas restrições em termos de taxa aduaneira na penetração".(Televisão de Moçambique 21/09/01)


Renamo elege delegados

A Renamo na cidade de Maputo elegeu vinte delegados ao Congresso desta formação política que se realizará em finais de Outubro próximo na província de Nampula. Esta eleição foi feira no decurso de dois dias de trabalho onde também se passou em revista a vida interna do partido e se procedeu à analise de alguns dos temas que irão a debate no Congresso. (Notícias 17/09/01)


PIMO realiza jornadas sobre democracia

O Partido Independente de Moçambique (PIIMO) está a realizar jornadas de auscultação a diversas sensibilidades sobre a ética democrática. Yá-Qub Sibindy, Presidente do partido, disse que tal consiste na necessidade de se acomodar na lei o reconhecimento do direito dos partidos políticos fora do Parlamento poderem participar em várias iniciativas legais.Sinbindy afirmou que das auscultações será esboçada uma agenda de governação de Moçambique na oposição. (Notícias 21/09/01)


Frelimo aposta na renovação

Quadros da Frelimo recomendam ao seu partido mais desempenho e renovação uma vez que se constatou existir um fosso entre a liderança e as bases. Esta é uma das conclusões saídas da Conferência de Quadros terminada na Beira.

Chissano voltou a reiterar a seriedade do anúncio feito na última sessão do Comité Central, sobre a sua indisponibilidade em se voltar a candidatar a um próximo mandato, deixando porém em aberto a possibilidade de poder vir a repensar a sua decisão caso seja a vontade do povo. (Notícias 17/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar