NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 33 - 24 de Setembro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Alteração do Calendário Escolar

O calendário escolar do ensino básico e do secundário nacional poderá ser alterado em 2003. O Ministério da Educação está a estudar formas de reajustar o calendário escolar com os restantes países da região. Segundo Alcido Nguenha, Ministro da Educação, " o tempo de presença dos alunos nas escolas moçambicanas é 51% inferior ao de outros países da SADC.

O exercício que estamos a fazer é conseguirmos 71%, isto vai ter implicações tanto no início das aulas como nos termos das aulas em vários níveis".Falando a jornalistas à margem do Conselho Coordenador do Ministério da Educação que decorreu em Maputo, Alcido Nguenha disse ainda que novas taxas de matrícula e de exames vão entrar em vigor a partir do próximo ano lectivo. (Televisão de Moçambique 21/09/01)


Polícia destrói armas

1200 armas de fogo e 23 mil munições foram destruídas em Cabo Delgado. A operação foi levada a cabo pela polícia moçambicana e sul - africana nos distritos de Mueda, Meluco e Montepuez. Depois de encontrados os esconderijos, os peritos destruíram as armas. Segundo Nataniel Macamo, porta - voz do Ministério do Interior ainda existem muitas mais, "tudo depende das denúncias e da informação que tem sido dada em colaboração com o público.

As populações é que dão informações e nós trabalhamos com base nisso".Esta operação está orçada em 7 milhões, 500 mil randes. Operações idênticas estão a ser realizadas nos países da SADC no âmbito do protocolo de eliminação de armas de fogo fora do controlo das autoridades. (Televisão de Moçambique 21/09/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Fotógrafos no combate ao HIV/SIDA

Os jornalistas fotógrafos foram convidados a participar mais activamente na luta contra o HIV/SIDA. Profissionais de imagem pertencentes a vários órgãos de comunicação social do país discutiram sobre como fotografar e mostrar imagens de pessoas que vivem com HIV/SIDA.

Um trabalho que segundo o Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS) pode contribuir bastante para a divulgação da doença em todo o país.O preconceito é um dos principais problemas apontados pelos fotógrafos. A sensibilidade na captação e publicação das imagens dizem, "também é algo que se deve aprender".

Uma rede de ONG's internacionais, em parceria com a Action Aid, o CNCS e os Médicos sem Fronteiras trouxeram a Moçambique dois fotógrafos profissionais. Estes estão a preparar uma exposição fotográfica denominada "Vidas Positivas". Neste momento encontram-se a recolher imagens de moçambicanos infectados nas províncias de Maputo, Manica e Zambézia. (Televisão de Moçambique 21/09/01)


Médicos moçambicanos em Portugal

Médicos e técnicos de saúde moçambicanos poderão estagiar no Hospital Francisco Xavier de Lisboa em Portugal. O III Congresso Luso Moçambicano de Saúde realizado em Maputo não só serviu para a troca de experiência no domínio da Medicina mas também para encontrar novas formas de cooperação na área da formação.Sobre o tratamento das doenças pulmonares o Congresso não trouxe novidades mas consolidou conhecimentos sobre investigações cientificas.

Segundo João Schwalbach, Director da Faculdade de Medicina da UEM, " dados novos são muito difíceis de obter, são doenças muito complexas. Temos que continuar a aguardar pelo trabalho dos cientistas".A doença vascular cerebral ou tromboses, que enfermam larga percentagem da população moçambicana também mereceu a atenção dos especialistas.(Televisão de Moçambique 19/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar