NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 36 - 15 de Outubro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
São Tomé e Príncipe - Abortada tentativa de golpe de Estado

Uma denúncia feita pelo próprio presidente da República, Fradique de Menezes, abortou uma tentativa de golpe de Estado em São Tomé e Príncipe O Chefe de Estado não identificou os alegados autores da intentona por falta de provas. Eleito em Junho último, Fradique de Menezes demitiu o primeiro-ministro, Posser da Costa, do MLSTP, na sequência dos desentendimentos à volta da formação do governo.

Daí avançou para um governo de iniciativa presidencial, nomeando para PM o ex-ministro na presidência, Evaristo Carvalho. A medida é bastante contestada pelo MLSTP (partido da oposição). O país já conheceu uma tentativa de golpe de Estado em Agosto de 1995, quando um grupo de militares sequestrou, durante uma semana, o então presidente Miguel Trovoada. (Notícias, 09/10/01)


São Tomé e Príncipe - MLSTP-PSD unido para inviabilizar governo

Os deputados do MLSTP-PSD estão unidos e determinados a inviabilizar o governo do primeiro-ministro, Evaristo Carvalho. O MLSTP detêm maioria absoluta na Assembleia Nacional, com 31 dos 53 deputados, e a constituição do país prevê que a legitimação de qualquer governo depende da aprovação do seu programa pelo Parlamento.

A surtir efeitos a intenção do MLSTP, o presidente Fradique de Menezes deverá dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas, no início do próximo ano. (Notícias, 12/10/01)


Zimbabwe - Banco japonês anula crédito

Um banco japonês cancelou a concessão de um empréstimo de um milhão USD ao Zimbabwe. O banco afirma que tomou a atitude na sequência de alegada corrupção e extravio de documentos, em Março último, em circunstâncias ainda não esclarecidas. O referido montante destinava-se à montagem de um sistema nacional digital de telecomunicações. (Notícias, 09/10/01)


Zimbabwe - ZANU-FP poderá expulsa brancos

Dirigentes da ZANU-FP, partido no poder no Zimbabwe, e oficiais da Polícia Secreta pretendem recuperar um antigo plano e expulsar os fazendeiros brancos do país até Dezembro próximo. Segundo o jornal "Financial Gazette, o plano intitula-se "Idi Amin" e inspira-se na atitude tomada pelo antigo presidente do Uganda, Idi Amin, que nos anos 70 expulsou todos os asiáticos do país.

O jornal afirma que esse plano será retomado se a comunidade internacional não interceder para resolver a crise gerada pela aplicação da reforma agrária. O "Idi Amin" tinha sido adiado após o acordo em Abuja, alcançado no dia 6 de Setembro, sob a égide da Commonwealth. Esse acordo prevê o financiamento de uma campanha agrária ordeira por Londres. (Notícias, 12/10/01)


Zâmbia - Ex-braço direito de Chiluba candidata-se à presidência

Michael Sata, antigo secretário-geral do MMD, partido no poder na Zâmbia, anunciou a sua candidatura para a eleição presidencial, prevista para Novembro próximo. O dissidente do MMD anunciou também a criação de um novo partido, a Frente Patriótica, que reagrupa antigos membros do MMD.

Sata demitiu-se do MMD depois da designação de Levy Nwanawasa como candidato oficial do MMD para as presidenciais. Demitiu-se também do governo onde ocupava o cargo de ministro sem pasta. O presidente cessante, Frederick Chiluba, de que Sata era próximo, deverá anunciar a data das eleições na Zâmbia depois do dia 20. (Notícias, 09/10/01)


RDCongo - População consome insectos para sobreviver

Grande parte dos habitantes das zonas rurais da RDCongo está a alimentar-se de variedades de insectos para poder sobreviver. Segundo um estudo, esse alimento chega a representar 81% do total de proteínas ingeridas por povoações inteiras. Na província do Kasai cada pessoa chega a consumir cerca de 50 gramas de insectos frescos por dia. Mediante estas evidências, as autoridadesestão a estudar a hipótese de incentivar o consumo insectos por seres humanos. (Notícias, 08/10/01)


Angola - Forças Armadas recrutam 15 000 homens

As Forças Armadas Angolanas (FAA) vão recrutar cerca de 15 000 mancebos nascidos em 1979 e 1980, com o objectivo de repor efectivos. A reposição pretende assegurar a "edificação, consolidação e aumento da capacidade das FAA".A decisão foi anunciada no dia 9 de Outubro, data em que as FAA comemoraram 9 anos de existência, na sequência da extinção das FAPLA fiéis ao governo e das FALA, da UNITA, em 1992. (Notícias, 11/10/01)


África do Sul - Colisão entre combóios faz 102 feridos

Pelo menos 102 pessoas ficaram feridas na sequência de um choque entre um comboio de passageiros e outro carregado de carvão que tinha descarrilado a 55 km a sul de Joanesburgo. Os 13 vagões de carvão que bloquearam a via fizeram descarrilar cinco vagões do combóio de passageiros e a respectiva automotora. (Notícias, 11/10/01)


África do Sul - Líderes tradicionais unidos num partido

Líderes tradicionais e chefes tribais sul-africanos vão formar um partido político para forçar o executivo a ter em consideração as suas preocupações. Alegadamente, nas negociações com o governo, não foram esclarecidos os poderes e funções dos "Amakhosi" (líderes tradicionais) dentro das novas estruturas municipais do país.

Por exemplo, os "Amakhosi" foram excluídos na elaboração do documento sobre as suas funções e impedidos de manter encontros no Parlamento. Embora historicamente influentes no país, os líderes tradicionais nunca entraram na cena política sul-africana. (Notícias, 11/10/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar