NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 36 - 15 de Outubro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Cardoso homenageado pela Transparência Internacional

A Transparência Internacional distinguiu o jornalista moçambicano Carlos Cardoso, a título póstumo, pelo seu jornalismo investigativo. Segundo aquela organização mundial contra a corrupção, Cardoso faz parte dum grupo de quatro pessoas assassinadas no decurso da sua luta contra o crime organizado e corrupção, às quais a organização decidiu distinguir a título póstumo.

A organização indicou que Cardoso "lutou incansavelmente por uma imprensa livre e aberta em Moçambique e dedicou a sua carreira como jornalista à reportagem investigativa". Indicou ainda que, quando foi brutalmente assassinado (...) estava "embrenhado na investigação da maior fraude bancária na história do país (uma referência ao roubo de 144 mil milhões de meticais - cerca de 14 milhões de dólares - no BCM)". (AIM 07/10/01)


Aos cinco anos de existência: ISPU gradua primeiros licenciados

Realizou-se em Maputo a cerimónia de graduação dos primeiros licenciados do Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU). Entre os licenciados, 17 formaram-se em Ciências Jurídicas, 4 em Ciências de Comunicação, 4 em Administração e Gestão de Empresas e dois em Psicologia.

No mesmo acto, que decorreu no Centro Cultural Universitário, foram graduados mais 130 bacharéis dos cursos de Informática, Gestão, Contabilidade e Auditoria, Engenharia Civil, Turismo e Gestão de Empresas Turísticas e Assessoria de Direcção, para além de dois mestrados. A graduação daqueles estudantes marca também o fim do primeiro ciclo de cinco anos da existência daquela instituição. (Notícias, 13/10/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Fuzileiros americanos morrem afogados no Incomati

Dois fuzileiros norte-americanos morreram vítimas de afogamento no rio Incomati, quando a canoa na qual passeavam naufragou. As pessoas que presenciaram o incidente disseram que os dois americanos, Jonathan Bwayne Gross e Alejandro Sanchel, se atiraram para as águas do rio após se terem assustado com um hipopótamo.

As duas vítimas encontravam-se em passeio turístico, no acampamento "Inkomati River" em Marracuene, província de Maputo, durante as festividades do dia 25 de Setembro, juntamente com outros 18 colegas. Os corpos destes foram recuperados e entregues à Medicina Legal do Hospital Central de Maputo. (Notícias, 13/10/01)


Julgamento do director do INGC: Todos dizem ser inocentes...

Director Nacional do Instituto de Gestão de Calamidades (INGC), Silvano Langa, na primeira audição do tribunal acusado de negligência na gestão de doações às vítimas das cheias de Fevereiro e Março do ano 2000, afirmou que o feijão doado por uma empresa de Nampula estava em estado impróprio para o consumo humano. A empresa em questão, Grupo Gulamo, nega no entanto tal facto e reafirma que na altura da doação os diversos produtos disponibilizados, incluindo os 200 sacos de feijão em causa, estavam em condições para o consumo humano. (AIM 07/10/01)


Incêndio devora 102 casas em Mocuba

Um incêndio de grandes proporções, ocorrido domingo último na sede do distrito de Mocuba, na Zambézia, destruiu 102 casas de construção precária, deixando 680 pessoas ao relento. O incidente foi causado por fogo posto provocado por um demente. As 680 pessoas afectadas não estão a receber nenhuma assistência porque alegadamente o Instituto de Gestão das Calamidades em Mocuba não tem produtos nos seus armazéns.

AOs afectados estão a viver nos escombros do que foram as suas residências. A falta de ordenamento das casas no Município de Mocuba é tida como uma das principais razões que levaram a que grande número de casas fosse atingido. (Notícias, 12/10/01)


Dia do Professor: Assinaldos 20 anos da ONP

A 12 de Outubro celebrou-se no país o 20o aniversário da criação da Organização Nacional de Professores (ONP/SNP), cuja fundação tinha em vista unir e defender os interesses dos trabalhadores do sector da Educação. Os dirigentes da ONP/SNP foram recebidos pelo presidente Joaquim Chissano, ao qual apresentaram as preocupações do professor.

As preocupações manifestadas relacionam-se fundamentalmente com os magros salários auferidos, atrasos no respectivo pagamento, falta de integração nas carreiras profissionais, a contínua degradação das condições de trabalho, a falta de material didáctico e problemas aliados ao HIV/SIDA. (Notícias, 12/10/01)


Lançada associação para integração de doentes mentais

Foi lançada em Maputo a associação "Vangana Va Infulene" (Amigos do Infulene"), cujo objectivo é trabalhar na integração social e laboral das pessoas que sofrem de perturbações neurológicas, mentais e/ou psicossociais. "Vangana Va Infulene" é uma organização que, embora privada, é da iniciativa da Secção de Saúde Mental do Ministério da Saúde e da organização italiana CIES.

O lançamento da associação, cujo acto teve lugar no Hospital Psiquiátrico de Infulene, inseriu-se nas comemorações do 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado sob o lema "Saúde Mental e Trabalho". (Notícias e TV-Miramar, 11/10/01)


Guardas cúmplices da evasão de reclusos em Inhambane

O director nacional das Prisões, Charles Massai, entende que a recente evasão de 53 reclusos da Cadeia Provincial de Inhambane resultou de uma acção "premeditada, delineada e coordenada entre os guardas prisionais e os reclusos".

Massai revelou que guardas descontentes, anónimos, lhe telefonaram e enviaram cartas anónimas reclamando equipamento de serviço e integração no sistema de carreiras profissionais. Essas exigências eram feitas sob ameaças de morte e de abertura das cadeias para a fuga dos presos.

Refira-se que 53 reclusos se evadiram da cadeia após neutralizarem um guarda. Cerca de 30 foram recapturados, quando tentavam atravessar a baía a nado para a cidade da Maxixe. Com capacidade para 75 pessoas, a Cadeia Provincial de Inhambane alberga actualmente mais de 150. (Notícias, 10/10/01)


Governo cria comité para desenvolvimento em Inhambane

O governo da província de Inhambane acaba de criar um Comité Provincial para o Desenvolvimento Rural, com o objectivo de apreciar e aprovar projectos de desenvolvimento a serem identificados nos distritos, bem como operacionalizar a execução dos programas através da assistência técnica, fiscalização, controlo e execução financeira.

A criação deste comité enquadra-se no esforço de luta contra a pobreza absoluta pelo governo de Inhambane. Todavia, para a execução desses projectos Inhambane está a negociar junto da Irlanda e da Alemanha, um financiamento de 250 mil USD, a serem alocado aos 12 distritos durante três anos. (Notícias, 08/10/01)


Prevenção da SIDA: USAID garante 11,5 milhões USD

A USAID vai conceder ao país 11,5 milhões USD para um programa de prevenção e mitigação do HIV/SIDA no "Corredor de Maputo". O projecto, designado por "Kuhluvuka" (evoluir, em língua changane), foi concebido pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e será desenvolvido por aquela ONG.

"Kuhluvuka" prevê o envolvimento de indivíduos e comunidades ao longo do "Corredor de Maputo", na disseminação de informação e actividades comunitárias que encorajem a prática de sexo seguro. O programa está orçado em cerca de 12,5 milhões de dólares. Moçambique, cuja população é estimada em 17 milhões de habitantes, tem uma taxa de prevalência da doença de 12%. (AIM e Notícias, 10/10/01)


Na Beira: Cerca de 300 estudantes vão ser expulsos do IICB

Mais de 290 estudantes que ingressaram este ano no Instituto Industrial e Comercial da Beira vão ser expulsos por estarem ilegalmente matriculados. Trata-se de estudantes que ingressaram naquela instituição sem, na sua maioria, prestar os devidos exames de admissão. Este caso de corrupção, que já provocou a exoneração do director da Instituição, Avelino Gonçalves Júnior, terá movimentado cerca de mil milhões de meticais.

Os mais de 290 estudantes que serão expulsos representam perto de um terço de todos os que ingressaram na instituição no presente ano lectivo. Pagaram entre 3 e 6 milhões de meticais e exigem a devolução do seu dinheiro. O IICB tem sido alvo de denúncias relacionadas com fraudes académicas e corrupção generalizada. (TVM, 09/10/01)


Desmobilizados "golpeiam" direcção da AMODEG

Um grupo de 60 elementos autodenominado "comissão executiva" da Associação dos Desmobilizados de Guerra (AMODEG) tomou "de assalto" as instalações da sede nacional desta agremiação, em Maputo. O grupo obrigou o elenco presidido por Rogério de Sousa a entregar as chaves, bem como todo o património pertencente à colectividade.s golpistas disseram que "derrubaram" a direcção, "por via estatutária e pacífica", devido à má gestão e atropelos aos estatutos da agremiação.

O A "comissão" vai conduzir os destinos da AMODEG até à realização, este ano, da assembleia-geral extraordinária na qual serão eleitos novos corpos sociais da agremiação. O "golpe" aconteceu três dias antes do início da assembleia geral da AMODEG, que havia sido marcada para a cidade da Beira. (Notícias, 09/10/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar