NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 43 - 03 de Dezembro de 2001
 

CULTURA


 
Morreu o Frank Sinatra de Maputo

Morreu Artur Garrido, o chamado "Frank Sinatra de Maputo". Desde jovem Artur Garrido interessou-se pelo jazz. Foi promotor de espectáculos e intérprete de músicas de Frank Sinatra. O seu talento chegou a Angola e a outros países. Em Maputo já era um nome de referência. Vítima de cancro, Garrido deixa saudade e um vazio no jazz moçambicano. (Televisão de Moçambique 28/11/01)


Vida Positiva

Foi lançado em Maputo um novo instrumento de combate à SIDA: "Vida Positiva", um pequeno livro que se destina a pessoas infectadas e as afectadas pelo vírus. O livro é o resultado de 15 anos de pesquisa, levados a cabo pelo especialista em psico-neuro-imunologia e progressão da SIDA, Neil Orr.

O autor conclui que é um mito que o HIV seja 100% fatal. Há pessoas que tiveram uma vida saudável e uma esperança realista, e que ainda se encontram de boa saúde. O livro pretende ajudar a pessoas infectadas com HIV a manterem-se vivas e a receita é simples: alimentação equilibrada, exercício e atitude. O livro apresenta-se numa versão apropriada à situação sócio-económica de Moçambique, é gratuito e já está à disposição no CNCS. (TVM 01/12/01)


Feira de Artesanato em Maputo

Decorreu na Associação Moçambicana de Fotografia, em Maputo, uma feira de artesanato denominada "As Mãos". Um evento de venda de produtos feitos à mão por artesãos moçambicanos. Obras em madeira e têxteis únicas, decorativas e funcionais.

O evento foi promovido pelo Projecto Aid to Artisans com o apoio financeiro da USAID. O objectivo desta organização sem fins lucrativos é promover as tradições artísticas, formar os artistas e comercializar as obras além fronteiras. (Televisão de Moçambique 01/12/01)


Cerâmica no CEB

Xikhossa expõe no Centro de Estudos Brasileiros obras de cerâmica que abordam as diferenças culturais dos povos de África e do mundo. São trabalhos com um traço e uma textura bem representativos. Desde 1996 que Xikhossa estava longe dos espaços culturais moçambicanos, tempo suficiente para o ceramista se formar em Belas Artes no Brasil.

Agora o artista está de volta e com muitos projectos em mente. "Diálogo evolutivo" é um deles: uma exposição de 20 obras que aborda a questão da interculturalidade, a tolerância pela diferença das culturas de África e do mundo. Uma proposta para ver até ao próximo dia 3 de Dezembro. (Televisão de Moçambique 28/11/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar