NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 43 - 03 de Dezembro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
SIDA em África

28 milhões de pessoas na África sub-sahariana vivem com o vírus HIV. De acordo com o recente relatório da ONUSIDA, só este ano 4 milhões e meio de pessoas no continente africano contraíram o vírus de imunodeficiência adquirida. De todas as regiões da África negra, a zona austral é a que enfrenta o pior desafio no que diz respeito ao SIDA.

As taxas de prevalência do HIV chegam a atingir 30% em alguns países desta região, como a Suazilândia, o Botsuana e a África do Sul. No geral, 20% da população da África Austral na faixa etária dos 15 aos 49 é seropositiva. A maior parte desta população não sabe que é portadora do vírus HIV. Comparado com o ano passado, o número de novas infecções diárias na África Sub-Sahariana está a baixar mas a epidemia está longe de ser estancada.

Os Chefes de Estado africanos concordaram em dedicar pelo menos 15% do orçamento geral dos seus países ao sector da saúde mas até agora apenas cinco cumpriram com a promessa.A meta estabelecida pelas Nações Unidas em Junho do corrente ano foi de assegurar que pelo menos noventa por cento da população mundial tenha recebido alguma informação sobre o HIV até 2005. (Televisão de Moçambique 30/12/01)


África do Sul - Sentenças leves

Os 4 polícias sul-africanos acusados de incitarem cães a atacar emigrantes ilegais moçambicanos em Janeiro de 1998 foram condenados a penas que variam de quatro a cinco anos de prisão efectiva. O Tribunal Supremo de Pretória considerou Robert Henzen, Eugene Truter, Jacobus Smith e Lodevik Kock culpados.

Os polícias indicaram que se tratava de uma prática normal e antiga e que a utilização dos emigrantes moçambicanos visava ensinar um dos cães a morder sob comando. Outros dois polícias implicados no caso negam todas as acusações. Por isso, vão ser julgados separadamente no próximo ano. (Televisão de Moçambique 29/11/01)


São Tomé e Princípe - Oposição cria coligação

Representantes de seis partidos da oposição parlamentar são-tomense assinaram a criação de uma coligação para concorrerem às eleições legislativas antecipadas previstas para o primeiro trimestre de 2002. A coligação, que apresentará uma lista única às legislativas, defende que, em caso de vitória, a distribuição parlamentar e a representatividade no Governo se faça de acordo com a percentagem de votos obtidos por cada um. (Notícias 01/12/01)


SADC - Ministros do Ambiente reúnem-se em Luanda

Os Ministros do Ambiente dos países da SADC vão reunir-se dia 7 deste mês em Luanda para preparar a participação na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, prevista para 2002. A reunião será precedida por um encontro de peritos dos 14 países membros da organização.

Temas que constam da agenda desta reunião são a reestruturação das instituições da SADC e a mudança de procedimentos no mecanismo de facilidades ambientais globais. (Notícias 01/12/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar