NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 43 - 03 de Dezembro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Nível dos rios do sul estabiliza-se

Depois do pico registado no início da passada semana, os rios da zona sul do país encontram-se neste momento numa situação normal. Segundo a ARA-Sul, gestora dos rios da região, a situação já não é preocupante. Mas mesmo assim, aconselha-se que a população se mantenha em alerta. (Notícias 01/12/01)


Dia Mundial de Luta Contra a Sida

1 de Dezembro é o Dia Mundial de Combate ao Síndroma de Imunodeficiência Adquirida. "Assuma a responsabilidade e lute contra a SIDA" - com base neste lema, centenas de pessoas desfilaram por algumas avenidas de Maputo. Crianças e jovens marcaram presença no desfile, uma marcha que marcou o ponto mais alto do dia mundial de luta contra o HIV.

A razão para marchar era comum: assumir. A celebração do dia mundial de luta contra o SIDA na cidade de Maputo reuniu várias organizações sociais, culturais e religiosas e membros do governo central e municipal. (Televisâo de Moçambique 01/12/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Estudantes pintam contra a SIDA

Os muros da cidade de Maputo também serviram para divulgar a mensagem sobre o perigo da SIDA. Sete escolas secundárias produziram desenhos que foram transformados em murais. Murais que a partir de hoje passarão a fazer parte da campanha de luta contra o SIDA. Foi através de um concurso que algumas escolas dos municípios de Maputo e Matola se juntaram para, em forma de desenho, dizerem o que pensam sobre a doença.

O resultado foi um trabalho que transmite, de várias formas, a mensagem sobre o perigo da SIDA. Com ajuda de alguns artistas plásticos, os desenhos foram transformados do papel para as paredes. As escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar no concurso de desenho receberam valores monetários como prémio. (Televisão de Moçambique 01/12/01)


Crianças, principais vítimas do HIV

Na África sub-sahariana existem quase três milhões de crianças seropositivas. Segundo as Nações Unidas em cada 60 minutos morrem 60 crianças vítimas de SIDA no mundo. Para que sejam o futuro do país, as crianças precisam de ser protegidas contra a epidemia que está a dizimar milhares de pessoas. Cabe ao mais velhos, aos líderes da comunidade assumir primeiro a responsabilidade no combate ao SIDA.

Em Moçambique são milhares as crianças afectadas pelo sindroma de imuno-deficiência adquirida de uma forma ou outra. As crianças são afectadas não só porque se tornam órfã mas também porque elas próprias são vitimadas pela doença. (TVM 01/12/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar