NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 01 - 07 de Janeiro de 2002
 

POLÍTICA


Seguro de vida para emigrantes

Os emigrantes moçambicanos residentes na África do Sul vão passar a ter seguro de vida. A EMOSE e a AEMRAS, Associação dos Empresários Moçambicanos Residentes na RSA, assinaram um contrato nesse sentido. Os emigrantes vão ter um pacote de benefícios em casos de morte, por exemplo, o pagamento das despesas relativas a funerais e outro tipo de indemnizações.

Outro benefício é a garantia de indemnização em caso de perda de carga transportada. O seguro poderá atingir um milhão de rands. Os serviços de seguro comportam uma primeira prestação no valor de 35 rands, com contributo mensal de 25 rands. Neste plano de seguro poderão aderir todos os trabalhadores emigrantes com idade não superior a 65 anos de idade. (Televisão de Moçambique 30/12/01)


Jovens recenseiam-se

Muitos jovens faltaram ao registo do primeiro dia de Recenseamento Militar Obrigatório. Este ano, o Ministério da Defesa Nacional espera recensear entre 27 a 32 mil jovens nascidos em 1984 e os que ainda não foram recenseados e cuja idade não ultrapassou os 35 anos.

Os postos de recenseamento militar, na cidade de Maputo, permaneceram vazios no primeiro dia do registo de jovens com idade militar. Segundo uma fonte do centro de recrutamento militar, o grupo alvo encontra-se fora da sua área de habitação em férias escolares.

Os jovens contemplados este ano serão submetidos a testes de classificação e exames médicos e só em 2003 serão incorporados. Este ano retoma-se o processo de incorporação de jovens do sexo feminino nas fileiras das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). (Televisão de Moçambique 02/01/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar