NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 01 - 07 de Janeiro de 2002
 

SOCIEDADE


 
Quadra festiva sem sobressaltos

Apesar dos incidentes registados em alguns pontos do país, o Ministério do Interior considera que as festas da passagem do ano, em todo o território nacional, decorreram num ambiente tranquilo. A cidade de Maputo e a província de Gaza foram os locais em que se registaram os casos mais alarmantes.

Em Maputo um pai matou o seu filho à paulada e em Gaza registaram-se dois acidentes de viação que resultaram em 4 mortos. Um dos acidentes ocorreu na zona de Chizoana. Uma viatura foi embater contra uma manada de bovinos, matando oito cabeças.

Em Tete, um motorista tentou apoderar-se da viatura da sua empresa sem a devida autorização dos patrões. Em Cabo Delgado, um policia foi detido depois de ter ameaçado um cidadão, quando este festejava a passagem do ano. O Ministério do Interior enalteceu o civismo da população, que permitiu que a Polícia exercesse o seu trabalho na eficazmente. (Televisão de Moçambique 01/01/02)


Passagem do ano sangrenta na capital

Depois das zero horas, o Banco de Socorros do Hospital Central do Maputo (HCM) registou algum movimento de pacientes. A maioria dos casos foram vítimas de acidentes de viação e agressões físicas ocorridas nos bairros suburbanos. Nas três primeiras horas do ano, a Polícia da 5ª esquadra tinha registado 5 acidentes de viação.

Um destes acidentes, na Avenida Vladimir Lenine, envolveu uma viatura ligeira e uma motorizada. As vítimas deram entrada no HCM gravemente feridos. Depois muitas outras se seguiram. A maioria dos doentes assistidos foram jovens na fasquia dos 16-30 anos de idade. (Televisão de Moçambique 01/01/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Bebé do ano

O bebé do ano do Hospital Central de Maputo (HCM) nasceu exactamente às zero horas. Um rapaz de 3 quilos e 900 gramas. Apesar de grande, a equipa médica considerou o parto normal. No intervalo de 30 minutos nasceram outros três meninos no HCM. Desta vez quebrou-se a tradição, o bebé do ano do maior hospital do país não recebeu nenhum presente. (Televisão de Moçambique 01/12/01)


Maputo em festa

Cor, luz e muita animação marcaram a passagem do ano em Maputo. Nos bairros, vizinhos e amigos ornamentaram as ruas para a despedida de 2001. Trocaram-se presentes e promoveram-se sorteios de artigos de utilidade doméstica. No bairro da Munhuana, cada um contribuiu com o que pôde e todos fizeram a festa. (Televisão de Moçambique 01/01/02)


Aumenta o preço dos Transportes Públicos

O Transportes Públicos de Maputo (TPM) tem novas tarifas. O bilhete normal passa a custar 3 mil meticais. O bilhete bonificado para os trabalhadores custa agora 2 mil e 500 meticais e a tarifa especial de ida e volta 3 mil e 500 meticais. Para os estudantes foi fixada a tarifa de 20 mil o bilhete semanal e 60 mil meticais o bilhete mensal.

A empresa aponta a medida como alternativa para reduzir os custos de operação diária. Para além dos custos de operação a empresa prevê gastar por mês perto de 10 milhões de meticais pelas despesas das carreiras que passam pela portagem. Apesar dos subsídios que recebem do governo os TPM continuam a registar um défice de 20 biliões por ano.

A questão da frota reduzida é outro problema da empresa do qual de um ideal de cem autocarros, apenas metade é que estão em funcionamento. Um contrato programa que a empresa celebrou com o Governo nos finais do ano passado prevê a aquisição de 70 autocarros até o próximo ano. (Televisão de Moçambique 03/12/02 )


Incêndio na MABOR

Um incêndio destruiu os escritórios da fábrica MABOR em Maputo. Os funcionários de segurança em serviço disseram desconhecer a origem do fogo tendo sido surpreendidos com as chamas no edifício. Os prejuízos são ainda desconhecidos. O serviço dos bombeiros que chegou ao local a tempo de minimizar os prejuízos foi fracassado pela falta de água. (Televisão de Moçambique 02/01/02)


Novo horário da função pública

Aos 4 de Fevereiro deste ano entra em vigor o novo horário de trabalho da função pública. O dado foi anunciado pelo Ministro da Administração Estatal e corresponde ao estipulado no decreto 30/2001. Os funcionários vão passar a entrar nos seus postos de trabalho às 7.30 e terminar o serviço às 15.00 (Televisão de Moçambique 02/01/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar