NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 02 - 14 de Janeiro de 2002
 

SOCIEDADE


 
Cólera faz 17 mortos em Tete

No espaço de uma semana 17 pessoas morreram vítimas de cólera, em Tete. A dificuldade de transporte e a chegada tardia dos doentes ao hospital são os factores na origem das mortes. Em Nampula, registaram-se oito óbitos num total de 1 300 casos diagnosticados. As autoridades sanitárias consideram que a actual taxa de letalidade de 0,6 é estacionária.

A situação também está controlada na cidade da Beira onde os mais de 80 doentes que se encontravam internados já receberam alta. Embora em menor escala, a cólera também se faz sentir na província de Manica onde já fez um morto no distrito de Guro. Tudo indica não existirem condições para alterar a situação dado que a população consome água dos charcos e dos rios. (Televisão de Moçambique 11/01/02)


Salário mínimo em discussão

O salário mínimo nacional vai ser reajustado. Os parceiros sociais nomeadamente, a OTM-Central Sindical, o Governo e os empregadores já discutem o assunto. Os representantes dos trabalhadores propõem um aumento salarial em 100%, ou seja, um salário mínimo acima de um milhão e 200 mil meticais. Os parceiros já estão a delinear as estratégias e os pontos que vão merecer atenção no próximo encontro, ainda sem data marcada.

CA OTM pretende discutir outras questões como a situação económica que o país atravessa e os critérios que orientam a contratação da mão-de-obra- estrangeira. Uma outra batalha que o movimento sindical leva a cabo é conseguir que o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) se responsabilize pela família do beneficiário e que considere o trabalhador em casos de invalidez. (Televisão de Moçambique 09/01/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Cartórios detectam certificados falsos

Os Serviços Notariais da cidade do Maputo já começaram a apreender documentos falsos. Os funcionários dos cartórios dizem que muitos estudantes aproveitam as enchentes para fazer falsificações. As filas longas que se registam em todas as repartições não são normais, uma vez que as escolas públicas já estão autorizadas a autenticar a documentação necessária para o processo das matrículas.

Segundo os cartórios, as enchentes devem-se ao mau funcionamento das secretarias dos estabelecimentos de ensino que orientam o processo das matrículas. Os que procuram autenticar documentos para fins de matrículas também se queixam da má organização das escolas. Alegam que nos estabelecimentos de ensino o processo ainda é moroso e as escolas particulares não estão autorizadas a autenticar qualquer que seja o documento. (Televisão de Moçambique 09/01/02)


Utentes da mCel em Tete reclamam

Há já um mês que a mCel se estabeleceu na cidade de Tete. Mesmo em fase experimental, os utentes da rede de telefonia móvel queixam-se: dizem ser muito difícil estabelecer a comunicação. Para quem esperou ansiosamente pelo estabelecimento do sistema de telefonia móvel, o mínimo que se pode exigir é qualidade.

Para o estabelecimento da rede móvel, foram instalados cinco torres de distribuição do sinal nos pontos mais altos da cidade de Tete e as restantes nos distritos de Moatize e Cahora Bassa. A procura de aparelhos celulares já é grande na cidade de Tete. (Televisão de Moçambique 11/01/02)


Macmillan doa livros escolares

O grupo Macmillan, um dos maiores na edição de livros a nível mundial, doou 130 mil livros escolares ao Ministério da Educação (MINED). Trata-se de material diverso de ciências úteis tanto para alunos como para professores. O MINED está satisfeito e espera fazer o melhor aproveitamento do material sobretudo na preparação de materiais para o novo currículo do ensino básico.

Para além da oferta de cerca de 26 toneladas a Macmillan ofereceu, no ano passado, cerca de 100 toneladas de livros. As duas séries de ofertas de livros ao MINED estão avaliadas em cerca de um milhão e duzentos mil USD. MacMillan é um dos concorrentes para a edição dos livros escolares do novo curriculum (Televisão de Moçambique 10/01/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar