NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 04 - 28 de Janeiro de 2002
 

INTERNACIONAL


 
RDCongo - Nova ameaça vulcânica

O Congo Democrático ainda se debate com os efeitos da explosão do vulcão Nyiragongo e já há indícios de uma nova erupção no monte Nyamuragira, a poucos quilómetros a noroeste do primeiro. O vulcão no monte Nyamuragira escorre lava para o Parque Nacional de Virunga mas, não a suficiente para provocar vítimas mortais.

A situação no leste do Congo e no Ruanda ainda é crítica. Os tremores de terra que se fazem sentir na região estão a atrasar os trabalhos de ajuda às pessoas necessitadas. Peritos em sismografia e vulcanologia estão preocupados com a possibilidade destas erupções terem efeito por toda a região oriental de África onde existem vulcões em estado latente como é o caso dos montes Kilimanjaro e Kenya. (Televisão de Moçambique 25/01/02)


África do Sul - Aumentam casos de abuso sexual

Prostituição e abuso sexual de menores atingiu níveis alarmantes nos últimos tempos na África do Sul. As autoridades policiais informam que um professor teve relações sexuais com um número indeterminado de alunas tendo engravidado 20 delas numa escola secundária do Cabo Oriental. O caso foi denunciada por alunos mas a comunidade local recusa-se a falar do assunto uma vez que alguns pais beneficiam destes actos.

Mais dados indicam que algumas crianças prostituem-se devido à situação de pobreza e outras deixam de ir à escola por se terem tornado escravas sexuais. Entre as várias recomendações figura a necessidade de se declarar a violação sexual um crime prioritário. As autoridades defendem igualmente que o Ministério de Educação da África do Sul demita imediatamente todos os funcionários que se envolvem sexualmente com alunos menores. (Televisão de Moçambique 23/01/02)


SADC - Religiosos apelam Mugabe a abandonar poder

Líderes religiosos da África Austral pressionam o presidente zimbabweano, Robert Mugabe, a demitir-se da presidência da República. A pressão vem numa altura em que o governo britânico considera que o clima político no Zimbabwe piorou. O Governo britânico afirma que se a actual situação política no Zimbabwe não melhorar vai pressionar os líderes da Commonowealth a expulsar o país da organização.

As autoridades zimbabweanas confiscaram 36 mil toneladas de cereais de farmeiros brancos que foram acusados de esconder os produtos para provocar a sua escassez. Os farmeiros negam a acusação e defendem que os cereais estavam destinados à alimentação de gado. A ajuda alimentar do Programa Mundial de Alimentação é uma evidência da crise económica que se vive no Zimbabwe.

O PMA apelou aos doadores internacionais para concederem 60 milhões de USD para alimentar cerca de 600 mil pessoas nas zonas rurais em situação de emergência. O Governo de Robert Mugabe afirma que a falta de comida no país é consequência da escassez de chuvas, mas alguns críticos dizem que a razão principal é a invasão das fazendas. (Televisão de Moçambique 24/01/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar