NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 09 - 04 de Março de 2002
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Hotel Polana adquirido pelo Aga Khan

As acções do Hotel Polana, localizado em Maputo, foram adquiridas na totalidade pelo Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento (AKFED). Assim, o Hotel Polana passa a ser gerido pela Serena Hotels & Resorts, a filial hoteleira e turística do AKFED.

Segundo Nazim Ahmed, representante do AKFED no país, para além das alterações na estrutura do capital, as instalações do hotel serão melhoradas e renovadas, ao nível dos padrões mundiais. O Hotel Polana, construído há cerca de um século, está implantado numa área de 4 hectares e possui 188 quartos de luxo. (Notícias, 28/02/02)


Para o país: Chissano convida investidores americanos

O presidente Chissano, que se encontra de visita aos EUA, convidou as companhias norte-americanas a investirem no país. Chissano instou os americanos a seguirem o exemplo de empresários da França, Alemanha, Portugal, Inglaterra e África do Sul, que exploram vários negócios.

O chefe de Estado fez este convite durante um jantar oferecido pela "Corporate Council on Africa", um organismo que se tem dedicado à promoção da imagem de Moçambique. Em 1997, aquele organismo galardou o país com o prémio "Mercado Aberto", face aos sucessos alcançados na reconstrução. (Notícias, 27/02/02)


Dolarização: PM adverte agentes económicos

O primeiro ministro, Pascoal Mocumbi, afirmou ontem, em Maputo, que o governo vai aplicar "medidas repressivas" contra os agentes económicos que usam o USD como principal moeda de pagamento, acelerando a desvalorização do Metical. A advertência foi feita durante o "briefing" do PM com jornalistas.

No país, muitas empresas tem apresentado as suas facturas em USD, alegando a instabilidade do MT. Recorde-se que, no ano passado, a ministra do Plano e Finanças, Luisa Diogo, acusou os agentes económicos de "dolarização" da economia. (Notícias, 01/03/02)


Casas de câmbio: BM suspende licenciamento

O Banco de Moçambique suspendeu o licenciamento de mais casas de câmbio em Maputo, sob alegação de que já há muitas. A suspensão só será levantada quando "a situação do mercado cambial o justificar". Com esta medida, o BM "pretende promover" a abertura de casas de câmbio noutras zonas do país. Actualmente existem cerca de 40 casas de câmbio em Maputo.

Segundo o BM, foram transaccionados, durante uma semana, mais de 4 milhões USD, 22% dos quais provenientes das casas de câmbio. A contribuição destas casas terá sido certamente mais elevada, mas elas só revelam a informação que lhes interessa ao BM. As suas transacções não são registadas. Entretanto, as operações feitas pelos bancos são documentadas. (Notícias, 01/03/02)


Maputo/Witbank: 9 milhões USD para controlar carga

Os governos de Moçambique e da África do Sul (RAS) concluíram um acordo de financiamento conjunto de cinco básculas a serem colocadas ao longo na auto-estrada Maputo/Witbank (N4). O investimento é estimado em 9 milhões USD. As básculas visam o controlo de carga dos camiões que circulam naquela rodovia. No território nacional serão colocadas duas num ponto da N4, na cidade da Matola, e na entrada do Porto local. (Notícias, 01/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar