NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 09 - 04 de Março de 2002
 

INTERNACIONAL


 
Angola - General Dembo é líder da UNITA

O vice-presidente da UNITA, António Dembo, assumiu a liderança do movimento, na sequência da morte de Jonas Savimbi. A liderança interina de Dembo, que carece da confirmação da Comissão Política da UNITA, resulta da falta de condições para a realização de um congresso. Há informações que indicam que Dembo, que era dado como fugitivo, já contactou alguns comandantes. (Notícias, 28/02/02)


Angola - UNITA pede investigação à morte de Savimbi

Azevedo Kangage, representante da UNITA em Bruxelas, anunciou que seu movimento vai pedir à ONU e ao Parlamento Europeu para que investiguem a morte de Jonas Savimbi. Kangage disse, entretanto, que a UNITA vai negociar a paz, assim que o governo declarar o cessar-fogo. Entretanto, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, já fez saber que não vai declarar um cessar-fogo unilateral. (Notícias, 01/03/02)


Zimbabwe - Mugabe desautorizado pelo "Supremo"

O Tribunal Supremo do Zimbabwe desautorizou o presidente Mugabe ao rejeitar uma lei eleitoral que impede a actividade de monitores independentes nas eleições. O TS fez saber que o presidente Robert Mugabe não tem poder para fazer passar essa lei, que privaria milhões de zimbabweanos na diáspora de votar. Entretanto, a corrida para as presidenciais está a ser marcada pela violência e detenções. Por exemplo, o líder do MDC, Morgan Tsivangirai foi detido mais de uma vez esta semana. (Notícias e TVM, 01/03/02)


Zimbabwe - Jornalista recebe prémio da UNESCO

O jornalista zimbabweano Geoffrey Nyarota, director do "Daily News", foi galardoado com o "prémio mundial da liberdade de imprensa UNESCO/Guillermo Cano 2000". Segundo a UNESCO, Nyarota "denunciou várias vezes a corrupção e as actividades criminosas de vários dirigentes".

"O seu jornal sofreu dois atentados à bomba, ele foi preso em várias ocasiões, recebeu ameaças de morte e tem contra si 4 processos judiciais". O prémio, de 25 mil USD, será entregue no próximo dia 3 de Maio em Manila, Filipinas. (Notícias e TVM, 27/02/02)


Zimbabwe - Washington impõe sanções a Harare

O governo dos EUA impôs sanções ao Zimbabwe em protesto contra a actual situação política naquele país. A sanções consistem na proibição de entrada de Mugabe e dos principais membros do seu governo nos EUA. Harare já reagiu à medida americana, qualificando-a como "um ardil ocidental" para ajudar a oposição a Mugabe. Refira-se que sanções idênticas foram impostas ao regime de Mugabe pela União Europeia. (Notícias, 25/02/02)


RDCongo - Arrancou diálogo intercongolês

Iniciou a 25 de Fevereiro, na África do Sul, o diálogo inter-congolês, mediado pelo antigo presidente do Botswana, Quett Masire. No terreno encontram-se 20 delegações políticas que, durante 45 dias, vão procurar uma solução para o conflito armado na RDCongo. A guerra civil naquele país dura há mais de três anos. (Notícias, 01/03/02)


Lesotho - Eleições confirmadas para Maio

O presidente Joaquim Chissano afirmou, na sua visita ao Lesotho, que estão criadas as condições para a realização de eleições livres naquele reino, membro da SADC. As eleições foram adiadas no ano passado em virtude da falta de condições. Moçambique preside a "troika" encarregue de auxiliar a pacificação do Lesotho, depois dos distúrbios políticos ocorridos em 1998. Na altura a SADC a interviu militarmente. (Notícias, 01/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar