NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 11 - 18 de Março de 2002
 

CULTURA


 
No CEB: "Lixo é Vida"

No Centro de Estudos Brasileiros (CEB), em Maputo, está patente uma exposição intitulada "Lixo é Vida", do "designer" Jorgen Rasmussen. É uma exposição multimédia, constituída por textos, imagens, filmes, sons, entre outros argumentos. Três vídeos de 7 a 10 minutos de duração estão em projecção simultânea dentro de três tambores de lixo na sala de exposição. Dessa maneira são traçados a origem e o trajecto do lixo. (Notícias, 16/03/02)


"Escorpião" grava disco de novos talentos

O restaurante escorpião de Maputo lançou um disco de novos talentos da música moçambicana, intitulado "Novos Talentos-Projecto Escorpião 2001". No ano passado, projecto idêntico, promovido pela mesma casa, fez desfilar cerca de 50 candidatos a cantores em Maputo.

O projecto é coordenado pelo músico Romualdo Johan, que conta com a colaboração da Rádio Moçambique. A iniciativa visa revelar os talentos nacionais que estão no anonimato. A condição para a participação no concurso é cantar música baseada em rítmos moçambicanos e nunca ter participado em grandes espectáculos. (Notícias, 16/03/02)


"A Varanda de Frangipani" concorre para prémio de ficção

O romance "A Varanda de Frangipani" do escritor moçambicano Mia Couto foi seleccionado para o prestigiado concurso "Prémio de Ficção Estrangeira", promovido pelo jornal "The Independent" da Inglaterra. O romance integra uma lista dos nomeados para o concurso, a partir de um conjunto de 80 obras de todo o mundo.

"A Varanda de Frangipani" é o único livro de um escritor africano traduzido a partir da língua portuguesa. Recentemente outro romance de Mia Couto "Terra Sonâmbula" foi classificado entre os 12 melhores livros de África do século 20. (Notícias, 16/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar