NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 11 - 18 de Março de 2002
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Bacia do Zambeze: Malaios pesquisam petróleo

Uma companhia petrolífera da Malásia, Petronas, vai iniciar este ano a pesquisa de petróleo na Bacia do Zambeze. O projecto é avaliado em 70 milhões USD. Por sua vez, a SASOL, da África do Sul, está a pesquisar petróleo na Bacia de Sofala. A operação da SASOL iniciou há dois anos e é orçada em 40 milhões USD. (Notícias, 11/03/02)


Resultados do BIM alcançaram os 52 800 milhões MT

O Banco Internacional de Moçambique alcançou, no exercício do ano passado, resultados líquidos de cerca de 52 800 milhões de meticais. Segundo o presidente do Conselho de Administração do BIM, Mário Machungo, um dos principais desafios do grupo para o presente ano é a consolidação do Grupo BIM no mercado.

No ano passado, o Grupo BIM, resultante da fusão BIM com o Banco Comercial de Moçambique, liderou a primeira operação pública de venda de acções das cervejas de Moçambique. Em finais do ano fundou a Seguradora Internacional de Moçambique, após fusão das seguradoras SIM e IMPAR. (Notícias, 15/03/02)


Energia de Cahora Bassa chegou a Inhambane

Três urbes da província de Inhambane estão a beneficiar de energia eléctrica de Cahora Bassa. O sistema está alimentar as cidades de Inhambane e Maxixe e a vila de Homoíne, beneficiando um universo de cerca de 6 mil clientes da Eletricidade de Moçambique (EDM).

A electrificação daquelas urbes consistiu na instalação de 234 km de linha de 110 kVA, entre Xai-Xai e Lindela, construção de subestações em Lindela e Maxixe e duma central a diesel na cidade de Inhambane. O projecto absorveu cerca 140 milhões USD financiados pela DANIDA e pela própria EDM. O fornecimento de energia a Inhambane era garantido por uma central a diesel, com uma capacidade instalada de 2 400 kW. (Domingo e Notícias, 10/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar