NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 11 - 18 de Março de 2002
 

INTERNACIONAL


 
Angola - Alcançado acordo de cessar-fogo

As chefias militares das FAA, exército governamental, e das FALA, guerrilheiros da UNITA, rubricaram um acordo de cessar-fogo. O entendimento foi alcançado em Moxico, no final de um encontro havido entre altas patentes da FAA e o general Abreu Kamorteiro, chefe de Estado-Maior da FALA.

Assim, as duas partes vão prosseguir com o processo de pacificação de Angola à luz dos acordos de Lusaka. O acordo, que põe termo à guerra em Angola, acontece três semanas após a morte de Jonas Savimbi, tido como o obstáculo da paz. (RDP-África, 16/03/02)


Angola - UNITA celebra 36 anos de existência

A UNITA celebrou o 36º aniversário da sua fundação, num clima de luto, na sequência da morte dos seus mais altos responsáveis, Jonas Savimbi e António Dembo. O movimento do "Galo Negro" foi fundado a 13 de Março de 1966 na província de Moxico por Jonas Savimbi, pouco depois de ter abandonado as fileiras da FNLA. Savimbi havia aderido à FNLA após a sua militância no MPLA. A primeira acção militar da UNITA deu-se a 25 de Dezembro de 1966, com ataque mal sucedido numa localidade de Moxico. (Notícias, 14/03/02)


Zimbabwe - Mugabe é presidente por mais seis anos

Robert Mugabe, actual presidente do Zimbabwe, foi "reeleito" para um mandato de seis anos nas eleições de 9 a 11 de Março corrente. Suspeito de fraude, Mugabe venceu o escrutínio com 52,2% de votos válidos, mais 14 pontos percentuais que o seu opositor directo, Morgan Tsvangirai, que arrecadou pouco mais de 1 milhão de votos.

Observadores da SADC aprovaram o processo mas o ocidente fez saber que o processo não foi justo nem transparente. Entretanto, a África do Sul, Grã-Brertanha e EUA estão a liderar um suposto projecto secreto para a formação de um governo de unidade nacional, entre a ZANU-PF, de Mugabe, e o MDC, de Tsvangirai. (TVM, RDP-África e Notícias, 14-16/03/02)


RDCongo - Governo suspende participação no "diálogo"

O governo de Kinshasa suspendeu a sua participação nas negociações sobre o futuro da RDCongo, alegando que as tropas ruandesas lançaram um "ataque maciço" no leste do país. Segundo o ministro das Comunicações, Bin Karub, a delegação governamental vai permanecer em Sun City, África do Sul, local onde decorrem as conversações.

Segundo Karub, o Ruanda enviou para a província do Kivu sete batalhões que estão a atacar posições governamentais. As conversações intercongolesas, que envolvem os beligerantes na RDCongo, decorrem desde 25 de Fevereiro na África do Sul. (Notícias, 16/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar