NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 11 - 18 de Março de 2002
 

POLÍTICA


Chissano "aprova" "vitória" de Mugabe

O presidente Joaquim Chissano "aprovou" a vitória de Robert Mugabe nas eleições presidências do Zimbabwe e apelou a oposição aceitar os resultados. Com efeito, Chissano pediu aos Zimbabweanos para trabalharem em conjunto (...) com vista à promoção da concórdia e do desenvolvimento do seu país. O presidente moçambicano apelou também à comunidade internacional para que apoie os zimbabweanos na consolidação e aprofundamento da democracia.

Segundo Chissano, na África Austral estão em curso processos de transformação democrática cujo "aperfeiçoamento e desenvolvimento plenos levam tempo". Chissano disse ter recebido informações preliminares da missão moçambicana de observação, que lhe assegurou que as eleições decorreram, "de um modo geral", de forma ordeira e pacífica. (TVM, RDP-África e Notícias, 14/03/02)


Para Dhlakama: houve fraude

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama criticou a vitória de Robert Mugabe nas presidências zimbabweanas e a posição assumida pelo governo moçambicano face ao resultado do pleito. Para Dhlakama, a aprovação dos resultados das eleições pelo governo de Maputo "é vergonhosa". Dhlakama acusou ainda a SADC de estar a fazer "lobbies" junto da comunidade internacional a favor de Mugabe, colocando os interesses partidários acima dos interesses dos cidadãos.

Na óptica do líder da Renamo, os resultados destas eleições devem ser anulados, para dar lugar a outras, ou Mugabe deve formar um governo de reconciliação nacional. Dhlakama considera que o pleito foi fraudulento porque, entre outras anomalias, "apoiantes do MDC foram impedidos de votar e a campanha eleitoral foi caracterizada por intimidações ou prisões..." (Notícias e TVM, 15/03/02)


Dez anos mais tarde: 4 de Outubro é feriado

A Assembleia da República aprovou o projecto de lei que institui o 4 de Outubro como "Dia da Paz e Reconciliação" e como feriado nacional. A data assinala a assinatura do Acordo Geral de Paz, alcançado em Roma a 4 de Outubro de 1992, entre o governo e Renamo, então movimento rebelde. Esse acordo marcou o fim de uma dura guerra civil, que ceifou a vida a milhares de moçambicanos e paralisou a economia do país, durante cerca de 16 anos. (TVM e Notícias, 14/03/02)


Evolução da crise na FAP: Conceição processa Palaço

O secretário-geral da FAP, Raul da Conceição, processou criminalmente o líder do partido, José Palaço. A participação deste assunto à Procuradoria-Geral da República leva em apenso os recibos alegadamente falsificados por Palaço e a cópia em que falsificou a assinatura de Raul da Conceição. O Secretário-geral da FAP enviou ainda um ofício à Assembleia da República comunicando afastamento de Palaço da liderança do partido.

O visado é deputado da Assembleia da República pela Renamo-UE, coligação de que a FAP é membro integrante. Palhaço já pediu protecção policial, alegando ameaças à sua integridade física. (Notícias, 13/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar