NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 19 - 13 de Maio de 2002
 

SOCIEDADE


 
Em 22%: CCT aprova reajuste do salário mínimo

A Comissão Consultiva de Trabalho (CCT) aprovou o reajuste do salário mínimo nacional em 22%. Com efeito, o novo salário mínimo foi fixado em 814 602 052 MT, para a função pública, indústria, comércio e serviços, e em 570 mil MT, para a agricultura. O reajuste tem efeitos retroactivos a partir de 1 de Abril passado.

Para adopção do aumento salarial de 22%, os sindicatos, empregadores e governo consideraram indicadores como a taxa de inflação média, o crescimento do PIB, entre outros. O salário mínimo anterior era de 667 706,60 MT. (Notícias e RM, 09/05/02)


Lançada acção "Global" contra a SIDA

A cidade de Maputo escolheu o lançamento da Acção Global de Combate ao Estigma e Discriminação Relacionados com o HIV/SIDA. O evento mundial, iniciativa da Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV), tem com objectivo tornar o seropositivo uma pessoa reconhecida e útil na comunidade.

Sob o lema "A verdade Sobre a SIDA: Passa a Palavra", o lançamento da campanha coincidiu com o dia Mundial da FICV. A região austral de África tem cerca de 14 milhões de adultos e 560 mil crianças infectadas, para além de 6 milhões de órfãos. (Notícias e TVM, 09/05/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


"Caso Lisson": Procuradoria inicia audições

A procuradoria provincial de Maputo já está a ouvir as entidades supostamente envolvidas no caso Lisson. A "Manica", foi a primeira empresa a ser ouvida pelo procurador, à porta fechada. O PGR ouviu igualmente o gerente do armazém onde estão escondidas perto de mil toneladas do arroz do Lisson.

O processo de audição visa encontrar e responsabilizar os culpados pela entrada e exposição do arroz contaminado do "Lisson". Arone Nhaca, procurador provincial de Maputo, disse que as primeiras investigações revelam que o arroz começou a circular no mercado em Março, antes da população assaltar a carga em Abril. (TVM, 06/05/02)


Em Tete: Vinte polícias nas malhas da Justiça

Vinte agentes da Polícia da República de Moçambique indiciados de cometer diversos crimes, vão ser julgados na província de Tete. Entre estes figuram inspectores, acusados de envolvimento em vários assaltos à mão armada, aluguer de armas, extorsão de dinheiro, violação sexual de menores entre outros crimes.

Segundo o comandante da PRM em Tete, Abílio Mapilele, com a neutralização daqueles polícias, diminuíram os assaltos à mão armada, fundamentalmente ao longo da estrada nacional no 103. (TVM, 06/05/02)


Transportadores fundam federação

As 16 associações nacionais de transporte de carga e passageiros fundaram uma federação, denominada FETRAMO. A federação deverá representar os transportadores junto do governo, na busca de soluções para os problemas que afectam o ramo.

A FETRAMO propõe-se ainda a criar mecanismo de fiscalização de actividades, um banco de dados sobre a evolução do ramo e a mobilizar recursos e equipamento para o alargamento da frota de transportes.

Os transportadores queixam-se de problemas tais como o licenciamento, sobretudo, no transporte de passageiros, e a invasão do país por transportadores estrangeiros. (TVM, 08/05/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar  voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar