NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 23 - 10 de Junho de 2002
 

CULTURA


 
Biblioteca flutuante recebeu 1 200 visitantes

O navio grego "Doulos", que se encontra atracado no Porto de Maputo desde 29 de Maio último, já foi visitado por cerca de 1 200 pessoas. Este número é distribuído entre estudantes, organizações sociais e religiosas. No "Doulos" está a maior biblioteca flutuante do mundo. (Notícias, 08/06/02)


Danças nacionais evoluíram

A avaliação da primeira fase do II Festival Nacional de Dança Popular revela que há uma evolução dos ritmos e dos conteúdos dos cantos e danças moçambicanos.

Ao nível do conteúdo destacam-se o apelo para a cultura de paz, unidade nacional, democracia e luta contra a SIDA. A fase final desse festival, que decorre no país desde Março último, terá lugar a 4 de Outubro próximo. (TVM, 08/06/02)


Kheto Lualuali expõe em Bruxelas,

O artista moçambicano Kheto Lualuali, residente actualmente na Holanda, em Amsterdão, expõe pela primeira vez em Bruxelas de 8 a 23 de Junho as suas obras mais recentes.

Esta mostra é uma iniciativa dos "Amigos de Moçambique", (associação sem fins lucrativos) em colaboração com a livraria portuguesa Orfeu e com o apoio da Embaixada de Moçambique na Bélgica. "Menlondihi" é o titulo da mostra escolhido por Kheto, o que para o artista significa "Amizade".

É um conjunto de 15 obras expostas, acrílicos sobre tela, onde o tema escolhido é posto em evidência através de personagens que caracterizam a vida quotidiana de Maputo, misturando uma espontaneidade do gesto a uma prática cultural próxima daqui a uma sensibilidade bem enraizada na alma africana.

A abertura da exposição realizou-se no dia 7 de Junho e foi realçada pela presença do Embaixador de Moçambique em Bruxelas, Álvaro Ó da Silva, e contou com a participação de numerosos Amigos de Moçambique.

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar