NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 23 - 10 de Junho de 2002
 

INTERNACIONAL


 
Zimbabwe - Governo contrai altas dívidas internas

A dívida interna do executivo de Harare subiu de 18,8 mil milhões de dólares zimbabweanos para 269,5 milhões, em uma semana, no mês de Abril. Trata-se da mais alta subida da dívida interna registada no país e os economistas calculam que a situação vai piorar.

O governo de Mugabe tem estado a contrair empréstimos para financiar a importação de alimentos e para financiar o reassentamento dos agricultores negros, no âmbito da reforma agrária. (Notícias, 07/06/02)


Zimbabwe - Polícia detém advogados

O presidente da Associação dos Advogados do Zimbabwe, Sternford Moyo e o respectivo secretário, Wilbert Mapombere, foram presos pela Polícia. Os dois são acusados de estarem a trabalhar contra o governo constitucional, encorajando as actividades do MDC, o maior partido da oposição. (Notícias, 06/06/02)


Angola - Governo processa juiz suíço

O governo angolano vai mover um processo judicial contra o juiz suíço Daniel Devaud, por "difamação e danos à imagem e prestígio do presidente Eduardo dos Santos". O anúncio foi feito no Parlamento pelo ministro do Interior, Fernando Dias, quando interpelado pelos deputados sobre os alegados escândalos financeiros evolvendo altas figuras do governo.

Investigações realizadas na Suíça, relacionadas com o "Angolagate", levaram o juiz Devaud a determinar o congelamento de uma conta com cerca de 614 milhões USD. O dinheiro é alegadamente desviado da verba destinada ao pagamento da dívida angolana à Rússia. (Notícias e RTP-África, 07/06/02)


S. Tomé e Príncipe - Nigéria pede "sigilo"

O presidente da Nigéria, Olesegun Obasanjo, deslocou-se de "emergência" para São Tomé, para exortar as autoridades locais a evitarem declarações sobre os acordos de exploração conjunta de petróleo.

O "conselho" de Obasanjo foi divulgado pelo seu homólogo são-tomense, que denunciou a existência de "erros gravíssimos" nos acordos rubricados, sobretudo, com a Nigéria e com a Exxon Mobil dos EUA. (Notícias, 06/06/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar