NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 23 - 10 de Junho de 2002
 

SOCIEDADE

 
Conflito de terras em Cabo Delgado

Está a desenvolver-se uma crise de terras em Cabo Delgado, na sequência da concessão, pelo governo, de metade da Ilha de Matemo a um empresário árabe. O aludido empresário, proveniente dos Emirados Árabes Unidos, é proprietário do "Pemba Beach Hotel", recentemente inaugurado pelo presidente Joaquim Chissano.

O empresário pretende construir um hotel de 24 quartos apenas numa área de mil hectares de terras, metade da extensão da ilha de Matemo. A população não foi consultada e exige que sejam respeitados os seus direitos, consagrados na Lei de Terras. (Notícias, 07/06/02)


Para 4 anos: UNICEF aloca 86 milhões USD

O UNICEF deverá alocar, durante os próximos 4 anos, 86 milhões USD para um programa de combate à HIV/SIDA, melhoria das oportunidades de educação e programas integrados de desenvolvimento da primeira infância.

Estas três áreas foram escolhidas pelas próprias crianças, através de votação, durante a campanha "Diga Sim pela Criança" em 2001. (Notícias, 05/06/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Agressão de moçambicanos: Tribunal adia análise de recurso

O Tribunal Supremo de Pretória adiou para Fevereiro próximo o início do julgamento do recursos sobre o caso dos polícias que treinaram cães utilizando emigrantes moçambicanos.

Por outro lado, o governo sul-africano, que garantia a segurança dos três moçambicanos naquele país, aconselhou-os a regressarem a Moçambique pois as suas vidas poderiam estar em risco. (Notícias, 05/06/02)


Naufrágio na costa de Gaza

No passado dia 2 de Junho, naufragou no mar, na faixa entre Bilene e Xai-Xai, a embarcação "Beira 5" que levava a bordo 24 tripulantes. Apenas 6 foram socorridos no mar pelas autoridades marítimas nacionais. Entre os sobreviventes há um moçambicano, dois indonésios, um russo e dois chineses.

Encontravam-se a bordo do "Beira 5" 6 moçambicanos, 7 chineses, 4 sul-coreanos, 6 indonésios e um russo. O barco, com capacidade de arqueação de 135 toneladas, fora fretado pela Companhia de Pesca da Zambézia. (Notícias e TVM, 05/06/02)


Linha do Limpopo desimpedida

Descarrilou em Maputo mais um comboio dos Caminhos de Ferro de Moçambique. A composição, carregada de 80 toneladas de milho, danificou um troço da linha do Limpopo que liga Moçambique ao Zimbabwe.

Conclusões preliminares indicam que o acidente, que não fez vítimas, terá resultado da falha de uma máquina na entrada para uma outra linha férrea.

Entretanto, foram a enterrar no Cemitério de Lhanguene, em Maputo, os seis corpos não reclamados das vítimas do acidente de Tenga. Na mesma ocasião foram sepultados, em duas urnas, partes humanas recolhidas no local do acidente. (Notícias e TVM, 08/06/02)


ADPP constrói universidade

A Agência Dinamarquesa de Desenvolvimento do Povo para o Povo (ADPP) está a construir uma universidade em Changalane, província de Maputo, denominada "One World University". As respectivas obras, avaliadas em 2,7 milhões USD, deverão ficar concluídas dentro dos próximos 24 meses.

Vocacionado para a formação de formadores de professores primários, o estabelecimento está a ser erguido numa área de cerca de 7 mil m². A ADPP opera no país há mais de 20 anos mas iniciou a formação de professores há quatro anos. (Notícias, 08/06/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar