Moçambique on-line


Notícias do dia 6 de Setembro 2000

Moçambique recebeu 200 mil turistas em 1999

Mais de 200 mil turistas provenientes de diferentes quadrantes do mundo visitaram Moçambique durante o ano passado, segundo disse o Ministro do Turismo, Fernando Sumbana, à margem da palestra sobre a "Campanha Nacional sobre a Importância do Turismo em Moçambique" realizada em Maputo. Segundo Sumbana, esse número ainda é reduzido para aquilo que são as pretensões do Governo, pelo que considera que o número sustentável seria de meio milhão turistas por ano. Sumbana referiu que já está regularizada uma Comissão de Facilitação Turística, que se reuniu no mês passado e definiu a urgência de se introduzir um sistema de recolha de elementos estatísticos que permitam ao executivo saber com exactidão o movimento turístico em Moçambique. (Notícias, 06/09/00)

Inflação em Maputo foi de 1,1% em Agosto

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a inflação mensal em Agosto na cidade de Maputo situou-se em 1,1%. Isto significa uma queda de 0,4 pontos percentuais em relação a igual período do ano passado. Dos produtos que mais contribuíram para os 1,1% registados, destacam-se o tomate e a cebola, que contribuíram cada um com 0,36% negativos. Por seu turno, a electricidade contribuiu com 0,22 positivos%. Entretanto, a inflação acumulada de Janeiro a Agosto foi de 10,4%, contra 14,2% em idêntico período do ano passado. As classes de alimentação, bebidas e tabaco e do conforto de habitação, contribuíram até Agosto com 4,8 e 3,9% positivos, respectivamente. (Notícias, 06/09/00)

FACIM-2000: Há violação das regras de importação temporária

Alguns expositores presentes na FACIM-2000 estão a violar os procedimentos especiais para importação temporária, para exposição naquela feira. A denúncia foi feita ontem pelo porta-voz da feira, Roberto Uaene, reagindo assim às críticas relacionadas com alegados custos elevados cobrados no processo de desalfandegamento de produtos para exposição e que estariam a originar a fraca participação de expositores.

Alguns expositores consideram que a ausência dos países da SADC na FACIM-2000 deve-se fundamentalmente às crescentes dificuldades criadas pelas alfândegas na importação temporária dos produtos destinados à exposição, afirmando ainda que as Alfândegas estão a cobrar taxas de caução bastante elevadas para o efeito. Ontem, primeiro dia da FACIM-2000, foram vendidos 287 bilhetes. Mantinha-se em 192 o número de empresas nacionais representadas, 143 empresas estrangeiras e cinco países nomeadamente Portugal, França, Reino Unido, Noruega e Alemanha. (Notícias, 06/09/00)

Leia também:
notícia de ontem: Primeiro-ministro inaugurou a FACIM-2000

Sector moçambicano de mineração atrai investimento estrangeiro

Moçambique é um destino preferencial de investimentos no sector mineiro, apesar de grande parte do seu potencial localizar-se em zonas remotas e de difícil acesso, sujeito à exploração artesanal por operadores do sector informal. As autoridades moçambicanas estão a trabalhar na actualização da legislação e na implementação de reformas no sector mineiro, entre cujos objectivos se destaca a necessidade de conferir um estatuto formal à actividade artesanal que domina a exploração mineira.

Para John Gowen do Centro de Desenvolvimento Empresarial, que falava à margem do 2° seminário do sector mineiro dos países da África, Caraíbas e Pacífico e da União Europeia, a estabilidade política que se vive no país e o crescente fluxo de investimentos em estudos geológicos, constituem alguns dos principais aspectos que fazem crescer o interesse dos investidores estrangeiros pelo sector mineiro moçambicano, embora nem com isso se possa falar de um rápido desenvolvimento daquela área, cuja natureza exige uma visão e perspectivas de longo prazo. (Notícias, 06/09/00)

Leia também:
notícia de ontem: Maputo acolhe encontro internacional sobre mineração

Notícias de ontem (5 de Setembro):

Incêndio deixa mil pessoas ao relento

Polícia recupera 500 milhões de meticais roubados ao Banco Austral

Acusados de desfalque de 3 milhões de contos confessam crime

Em curso actualização dos ficheiros dos refugiados


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal