Moçambique on-line

Notícias do dia 19 de Novembro 2001

Adiada entrega do Banco Austral ao ABSA

O governo adiou ontem a entrega do Banco Austral aos novos proprietários, dando como "justificação" estarem a decorrer "diligências para o alcance dos objectivos pretendidos". Assim, a entrega daquele banco ao ABSA, que estava prevista para hoje, fica adiada para uma data a anunciar.

O conturbado processo de reprivatização do Banco Austral iniciou há cerca de seis meses. No mês passado foi seleccionado o grupo financeiro ABSA como novo proprietário do Banco Austral , o qual passará a gerir 80% das acções ora pertencentes ao Estado. O ABSA, uma das maiores instituições financeiras sul-africanas, emprega 35 mil trabalhadores, tem 852 agências e activos totais superiores a 22 milhões USD. (TVM e Notícias, 19/11/01)

Leia também esta notícia de 30 de Outubro:
Concluída a reprivatização do Banco Austral: ABSA compra 80%

 

Ensino secundário e técnico
Exames iniciam hoje no país

Iniciam hoje em todo o país os exames escolares do ensino secundário geral (ESG) e do ensino técnico-profissional (ETP), incluindo os Centros de Formação de Professores Primários (CFPP). Ao todo são cerca de 89 mil alunos que serão submetidos aos exames normais da 10ª e 12ª classes e do ETP. Outros 2 857 alunos de certos distritos da Zambézia, Tete, Manica e Sofala, afectados pelas cheias, vão ser submetidos a exames especiais, a partir de 3 de Dezembro próximo. Segundo o Ministério da Educação, foram tomadas as devidas medidas para evitar a ocorrência de fraudes. (TVM e Notícias, 19/11/01)

Leia também esta notícia de 6 de Novembro:
Alunos no centro do país terão exames especiais

 

Novas projecções:
SIDA vai fazer 57 mil óbitos este ano

SIDAPerto de 57 mil pessoas maiores de 15 anos vão morrer este ano no país em consequência do SIDA. Este é um dos dados que surgem das projecções actualizadas do impacto demográfico e de saúde do SIDA, apresentadas sexta-feira última, em Maputo. As novas projecções baseam-se em informações colhidas em 20 postos sentinela (mais 16 do que em 1998, quando se recolheram os dados nos quais se basearam as projecções anteriores), em todas as onze províncias do país.

De acordo com estes novos dados, a incidência do HIV/SIDA é ligeiramente inferior ao que se pensava até aqui: é estimada em 12,2% a percentagem dos moçambicanos com idades entre 15 e 49 anos que são seropositivos. Constatam-se grandes diferenças regionais. A região centro é a mais afectada com 16,5% de seropositivos, seguida pelo sul, com 13,2%, enquanto a zona norte tem 5,7% de infectados. A província mais afectada é a de Manica, onde 21,1% da população adulta é seropositiva. A percentagem mais baixa regista-se na província de Nampula, com 5,2%.

Em 2000 havia no país 1,1 milhão de pessoas infectadas e este ano mais de 500 pessoas contraem a doença diariamente (contra a estimativa anterior de 700 novas infecções diárias). Com base nesses dados o grupo que elaborou as projecções alerta que a esperança de vida no país à nascença poderá baixar dos 43,5 anos calculados em 1999 para 36,5 in 2010, em vez de subir para os 50,3% projectados se não houvesse HIV/SIDA. Sem nenhuma intervenção, a percentagem de seropositivos deverá estabilizar-se em 16,1% no ano 2006.

As projecções foram elaboradas por um grupo constituído por técnicos do Instituto Nacional de Estatística, dos ministérios da Saúde, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Educação e do Plano e Finanças, do Centro de Estudos da População, do Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA e da Faculdade de Medicina da UEM. As conclusões do grupo mostram que as projecções optimistas do Índice de Desenvolvimento Humano apresentados no último Relatório do Desenvolvimento Humano são pouco realistas. (AIM, TVM, Notícias, 19/11/01)

Leia esta notícia de 13 de Junho passado:
Lançado Relatório do Desenvolvimento Humano

 

ARA-Sul adverte populações:
Perigo de cheias no Sul

A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) lançou uma alerta face à subida dos níveis dos rios no Sul do país. O caudal dos rios Maputo, Umbeluzi, Incomáti e Limpopo aumentou acentuadamente, devido às chuvas caídas nos países vizinhos e na província de Maputo. O nível do rio Movene, afluente do Umbelúzi, subiu tanto que a ponte de acesso à Estação de Tratamento de Água do Umbeluzi ficou submersa. Registam-se também subidas de caudal consideráveis no rio Umbelúzi, mas as águas estão a ser encaixadas pela Barragem dos Pequenos Libombos. Se o caudal do rio Umbelúzi continuar a subir, a barragem será forçada a aumentar as descargas, adverte a ARA-Sul. (Notícias 19/11/01)
 

Para identificar as suas propriedades medicinais:
Saúde envia plantas medicinais à África do Sul

As autoridades sanitárias moçambicanas acabam de enviar à Africa do Sul cerca de 95 especies de plantas, com vista à identificação das suas propriedades medicinais. De acordo com Felizberta Gaspar, bióloga do Departamento de Plantas Medicinais no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ICSM), uma vez apuradas as suas propriedades medicinais os resultados serão posteriorimente enviados à Nigéria, onde serão sintetizados e depois devolvidos a Moçambique, com vista à sua divulgação. O envio ao exterior daquelas especies de plantas deveu-se à falta da capacidade técnica para a identificação das suas propriedades medicinais no país. (Notícias 19/11/01)
 

Notícias de sábado passado (17 de Novembro):

Chuvas transtornam vida dos citadinos em Maputo
Alterados preços de combustíveis: petróleo desce, gás sobe
Populações não querem sair da Coutada 16
Governo reconhece: MOSAGRIUS não correspondeu às expectativas
Paz para Angola: Savimbi deve ser envolvido no diálogo
Empresários disponibilizam meios para remoção do lixo


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial