Moçambique on-line

Notícias do dia 27 de Dezembro 2001

Na cadeia de Chimoio:
Fernando Santos morreu de tuberculose

Uma equipa do Ministério da Justiça que recentemente se deslocou a Chimoio para averiguar as causas da morte, em Outubro último, do recluso Fernando Santos, produziu um relatório no qual "conclui" que o cidadão sucumbiu em razão da tuberculose de que padecia. Santos encontrava-se detido numa cadeia local, acusado de abuso de confiança. A "conclusão" da comissão é baseada em relatos e na certidão de óbito, passado pelas autoridades sanitárias que descartam a hipótese de aquele recluso ter perecido em função de alegadas torturas de que teria sido vítima na cadeia.

O Ministério da Justiça garante que "não constitui verdade que não se sabe onde foram enterrados os restos mortais do recluso", indicando que o corpo do malogrado foi enterrado na campa número 35 329. Mas o relatório não explica quem fez o enterro. De acordo com o Ministério, "três dias depois da morte de Fernando Santos, o director da Penitenciária Agrícola de Chimoio ordenou que se comunicasse a ocorrência ao Tribunal e aos familiares do malogrado". Entretanto, os funcionários que se deslocaram ao local de residência do recluso "não conseguiram localizar a sua família".

O documento acrescenta que outros reclusos "confirmaram" à comissão de inquérito que o falecido "nunca foi torturado", e que "sabiam que viera de casa com problemas da caixa toráxica e dos pés". Não obstante o comunicado do Ministro da Justiça, as dúvidas sobre as causas da morte daquele recluso persistem. (Notícias, 27/12/01)

Leia também esta notícia de 8 de Dezembro:
Ministro da Justiça ordena inquérito sobre morte de recluso em Chimoio

 

Graças ao alumínio
Exportações para UE ultrapassam importações

As exportações moçambicanas para a União Europeia aumentaram de cerca de 58,1 milhões de euros durante o primeiro semestre de 2000 para 267,2 milhões de euros (cerca de 240 milhões USD) em igual período deste ano. No mesmo período, as importações da União Europeia reduziram de 115,5 milhões de euros para 104,9 milhões, segundo uma nota de imprensa da delegação da UE em Maputo. Assim, pela primeira vez na sua história do país, o país regista uma balança comercial positiva em relação à União Europeia.

A alteração da balança deve-se ao início da exportação de lingotes de alumínio pela Mozal. Entre Janeiro e Junho de 2001, a fábrica de alumínio exportou num valor de 213,1 milhões de euros. As exportações tradicionais moçambicanas para a União Europeia diminuiram em cerca de 7%. As principais produtos exportados são o camarão (26,8 milhões de euros, uma redução de 7%) e algodão (8 milhões de euros, uma redução de 21%). (AIM 26/12/01)
 

Assistência alimentar:
PMA aprova programa de quatro anos

O Programa Mundial de Alimentação (PMA) aprovou um Plano de quatro anos (2002-2006), para providenciar assistência alimentar às populações vulneráveis em Moçambique, no valor de 65 milhões de dólares americanos. O Plano, aprovado recentemente, prevê que cerca de 39,8 milhões de dólares serão aplicados nas actividades básicas do programa global para os próximos quatro anos, que consistem no Fundo de Alimentos, Alimentação Escolar e Apoio a Capacitação das Comunidades para lidarem com os efeitos negativos das calamidades e a pandemia do HIV/SIDA.

Os restantes 25,2 milhões de dólares (ainda dependentes de doações), serão direccionados para as chamadas actividades suplementares, nomeadamente a Construção de Escolas para as comunidades e a expansão do projecto Alimentação Escolar para mais escolas. O montante destinado a cobrir as actividades básicas do Programa será dispendido na aquisição de 109 mil toneladas de comida, numa acção que deverá beneficiar 351 500 pessoas anualmente. (AIM 26/12/01)
 

Em acidentes de viação:
Morreram seis pessoas durante o Natal

O balanço preliminar de um total de nove acidentes de viação registados durante o dia de Natal indica que houve seis mortos e 13 feridos, seis dos quais em estado grave, em diversos pontos do país. Segundo a Polícia, houve ainda o registo de vários casos criminais, particularmente a nível da cidade de Maputo, de onde se reportam situações de assaltos à mão armada, tentativa de homicídio, roubos, agressões físicas, entre outras ocorrências que mancharam o ambiente de celebrações do Dia da Família. (Notícias, 27/12/01)
 

Notícias de ontem (26 de Dezembro):

Desinformação sobre cólera resulta em violência em Memba
Poucos incidentes no Natal
Trabalhadores da SSP e Custódio amotinam-se em pleno Natal
Livro escolar chegou


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial