Moçambique on-line

Notícias do dia 28 de Dezembro 2001

Com 40 milhões de euros:
UE apoia Orçamento Geral do Estado

A Comissão Europeia acaba de desembolsar 40 milhões de euros (cerca de 36 milhões USD) para o apoio ao Orçamento Geral do Estado (OGE), no quadro da redução da pobreza no país. Segundo a União Europeia, o apoio é uma contribuição "para a continuidade dos resultados positivos alcançados na área económica e social em Moçambique, com especial relevo para acções que contribuem de forma significativa para a redução da pobreza".

O montante desembolsado inscreve-se no programa conjunto de doadores para o apoio macro-financeiro a Moçambique que reúne a Comissão Europeia, diversos Estados membros da UE e outros parceiros internacionais. O apoio da Comissão Europeia para o OGE moçambicano durante os últimos dois anos perfaz 100 milhões USD. (Notícias, 28/12/01)
 

Ministro Langa optimista:
Electrificação rural poderá ser concluída em 2003

A electrificação das sedes de todos os 133 distritos do país está a avançar mais rapidamente do que inicialmente planeado e poderá ser concluída até finais de 2003, um ano antes do programado. Esta é a opinião optimista do ministro de Recursos Minerais e Energia, Castigo Langa. Langa reconheceu que as cheias de 2000 e deste ano atasaram algumas obras, como a construção da linha de Chicumbane, na provínia de Gaza, a Lindela, em Inhambane. Mas noutros casos, disse os ministro, as obras estão muito avançadas. (Notícias 27/12/01)
 

Do UNICEF:
Gaza recebe cinco ambulâncias

Cinco ambulâncias, doadas pelo UNICEF, foram ontem formalmente entregues em Xai-Xai para os distritos de Guijá, Mabalane, Massingir, Massangena e Chicualacuala, no centro e norte da província de Gaza. Segundo o director provincial da Saúde, Dário Sacur, o apoio do UNICEF constitui um grande passo para a redução dos desequilíbrios que se registam com relação às unidades sanitárias localizadas naqueles distritos. Estes meios circulantes, cujo custo está estimado em mais de um milhão de contos, serão usados para a evacuação de doentes e no cumprimento do programa alargado de vacinação. (Notícias, 28/12/01)
 

"Caso Mambinhas":
Ministro dos Desportos levanta castigo à Federação

O ministro da Juventude e Desportos, Joel Libombo, ordenou ontem o levantamento da suspensão à concessão do apoio do Estado à Federação Moçambicana de Futebol (FMF). A medida segue-se ao desfecho dos processos de inquérito e disciplinar, instaurados para apurar as responsabilidades decorrentes da desqualificação de alguns atletas integrantes da selecção nacional dos sub-17, que participou no torneio COSAFA, no Malawi, em Agosto último. Os atletas foram desqualificados porque a sua documentação ostentava idades inferiores às suas idades reais.

António M. Fernandes, António Dinis e Valério D. Madeira, respectivamente, director do Gabinete Técnico da FMF, seleccionador nacional adjunto e coordenador administrativo das selecções nacionais, são os três elementos considerados culpados pela vergonha por que passou o futebol nacional. A FMF, que já dispensou o seleccionador António Dias, propõe a substituição de António M. Fernandes do cargo que ocupa na federação e a despromoção de Valério D. Madeira para uma categoria imediatamente inferior, por um período de seis meses. (Notícias, 28/12/01)
 

Notícias de ontem (27 de Dezembro):

Na cadeia de Chimoio: Fernando Santos morreu de tuberculose
Exportações para UE ultrapassam importações
PMA aprova programa de quatro anos
Morreram seis pessoas durante o Natal em acidentes de viação


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial