NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 13 - 9 de Abril de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Crise no Banco Austral obriga a intervenção do Governo

O Estado reassumiu por completo o controlo do Banco Austral (ex-Banco Popular de Desenvolvimento, BPD). A medida resulta do não cumprimento por parte dos sócios maioritários malaios do plano de reestruturação acordado aquando da privatização do BPD, segundo o qual os accionistas privados iriam garantir o capital e o "know how" necessários para que, no prazo de três anos, aquela instituição se tornasse moderna e competitiva.

O Banco denota indícios de falta de liquidez e fraca qualidade da carteira de crédito, em consequência do não cumprimento do plano de reestruturação acordado. Com efeito, foi nomeado um Conselho de Administração provisório que tem a missão de adoptar as acções necessárias para que o banco prossiga a sua actividade normal, procurando manter e valorizar os activos e melhorar os seus índices de solvabilidade e rendibilidade. Deve igualmente "identificar uma ou mais instituições financeiras de reconhecido mérito" que queiram participar no capital do banco. (TVM, Notícias, 04/04/01)


Alfândegas passarão à gestão nacional em 2002

A Ministra das Finanças, Luisa Diogo, anunciou em Maputo, que a gestão operacional das Alfândegas, actualmente sob a responsabilidade da empresa britânica Crown Agents, deverá passar para as mãos de gestores nacionais até finais do próximo ano. Diogo disse, no entanto, que a Crown continuará a prestar assessoria técnica especializada aos gestores moçambicanos.

Por seu turno, Ron McGrath, da Crown Agents, disse que a sua instituição arrecadou em receitas aduaneiras cerca de 236 milhões USD, no ano passado. Este montante representa um aumento das cobranças em 125% desde o início do processo de reestruturação, em 1997.

O Governo lançou em 1996 um concurso público internacional para a escolha da empresa que deveria fazer a gestão operacional das Alfândegas, proceder à formação do pessoal nacional no trabalho de modernização e reestruturação de todo o sistema alfandegário. Este concurso foi ganho pela Crown Agents. (Notícias, 03/04/01)


BM disponibiliza fundo para o sector mineiro

O Banco Mundial (BM) aprovou um crédito de 18 milhões USD para apoio ao projecto de capacitação em gestão de recursos minerais, a ser implementado pelo Governo. São objectivos do projecto melhorar a reforma legal e reguladora, de forma a ajudar o estabelecimento de um ambiente apropriado para a promoção do investimento privado na área de mineração, capacitação institucional, gestão de títulos de mineração e monitoramento e um desenvolvimento sustentável da mineração de pequena escala.

O valor da produção mineira em Moçambique cresceu de praticamente de zero, em 1990, para cerca de 7 milhões USD em 1998, dos quais 6 milhões provêm de minérios industriais e de materiais de construção e um milhão USD de ouro e pedras preciosas. Contudo, a maior parte da actividade mineira em ouro e pedras preciosas continua a acontecer no sector informal. (Notícias, 03/04/01)


Dificuldade de gestão do Bazaruto leva a novos planos

Na reunião havida na Ilha de Benguerrua, arquipélago de Bazaruto, foi proposto um plano de maneio para a gestão e alargamento do Parque Nacional de Bazaruto (PNB). Igualmente foi decidido que o PNB, que já dispõe de seis estâncias turísticas, não deverá acolher outra construção antes da aprovação do aludido plano.

Entretanto, foi lançado um projecto ecoturístico avaliado em 60 milhões de randes que consiste no desenvolvimento de um turismo de fraca densidade, através de lodges e uma fazenda bravia, naquele arquipélago de Bazaruto, situado na província de Inhambane. (Notícias, 06/04/01)


Imprensa estrangeira afecta o turismo no país

Operadores turísticos do país consideram que a imagem negativa sobre a situação das cheias no país que está a ser transmitida pela imprensa estrangeira ao mundo, tem estado na origem da cada vez mais reduzida afluência de turistas ao país. Proprietários de hotéis da capital do país indicam que o nível de operacionalidade destes, no primeiro trimestre do presente ano, chegou a baixar para 30 a 35%. (Notícias, 03/02/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar